Digite para buscar

Neymar, Medina e o branding.

Pedro Zucaroni 16 de Março de 2015
Share

Neymar e medina2

Fale a verdade. Se você é brasileiro, o clique para ler este post foi cheio de orgulho, né? Não é pra menos, estes 02 são os maiores ídolos do esporte nacional atualmente e há quem já os aponte como a dupla com maior valor de imagem do país!

Obviamente, este potencial inicia-se com uma carreira, no mínimo, extremamente promissora, o que hoje, já é fase passada da realidade destes atletas. Os esportes não são comparáveis em proporções. Mesmo novo, Neymar é um vencedor, está em um clube de ponta da Europa, disputa grandes campeonatos e tem um staff que cuida de todos os âmbitos de sua vida. Já no surfe, Gabriel disputa apenas um campeonato na temporada, o que torna a pressão por resultados ainda maior. No esporte, as empresas buscam aliar suas imagens à atletas vencedores, para que tais valores positivos estejam em sinergia com a sua reputação.

Devido aos fatores de carreira e também de personalidade, diversas grandes marcas passam a se interessar em agregar sua imagem a dos atletas, e por consequência, o dia-a-dia dos mesmos passa a ter mais compromissos, mais reuniões, mais negociações e menos tempo! O que priorizar? Treinos e competições, ou a rentabilidade que a exploração de suas imagens podem trazer? Os 2, claro! Para isso, é preciso planejar. O primeiro passo é a transformação de um atleta em marca, atribuir ao esportista valores, posicionamento e demais características que estejam alinhadas à sua conduta. Na identidade visual, a de Neymar – NJR – foi criada pela agência Loducca, já a GM – marca de Medina – foi desenhada por Marcello Serpa, sócio da Almap BBDO. Além das empresas que querem agregar imagem aos ídolos e suas marcas, também há a IMX Talents, empresa que faz a gestão do branding da dupla. Com a marca, os atletas tendem a aumentar suas receitas e também são representados aonde não possam estar fisicamente. Presença!

A conduta pessoal também é extremamente importante, afinal, as empresas não querem estar associadas à atletas que não possuem comprometimento e estejam constantemente envolvidos em polêmicas. Para o meu (nosso) alivio, ambos esportistas temas desta coluna mantem condutas exemplares. Todos os seus passos são assessorados para que não traiam o conceito criado. Entrevistas, relacionamento com fãs, linguagem, o que vestir, o que fazer, enfim, tudo deve ser definido e alinhado entre os profissionais que cuidam da imagem e as estrelas. Qualquer deslize pode resultar em um “arranhão” (desgaste) em sua imagem ou até mesmo um patrocínio rescindido. Hoje, Gabriel totaliza 9 patrocinadores, enquanto Neymar soma 11 marcas.

Você deve se perguntar, mas já tivemos atletas, ao menos no futebol, do mesmo calibre destes, e eu não ouvia falar tanto, não via tanto. Por quê? Mundo digital, meu caro! Guardadas as devidas proporções de popularidade dos esportes, ambos são fenômenos nas redes sociais também. Neymar soma mais de 85 milhões de fãs em suas redes, e Gabriel, quase 4 milhões! No Facebook, Medina já tem 2/3 do número de fãs da base de Kelly Slater – considerado o maior atleta da história do esporte, com 11 títulos – Além de Facebook, Twitter, Instagram, G+ e Youtube – as redes tradicionais – há exposição frequente dos atletas em campanhas digitais de seus patrocinadores, programas de T.V em canais segmentados que possuem portais online, entre outros. Que marca não quer esta visualização segmentada e aliada a imagens destes portes? Ah, e detalhes, Neymar tem 23 anos e Medina, 21. Se o foco permanecer, há muitas páginas a serem escritas por estas marcas, muitas!

neymar e medina

Tags:
Pedro Zucaroni

Lado direito do cérebro umas 3x maior que o lado esquerdo. Publicitário, curioso, questionador, persistente, insistente, abomina o mal humor, não vive sem música e pratica a descrença do impossível. Profissionalmente, fissurado pela arte de trabalhar "alma e personalidade" de marcas a fim de despertar sentimentos dos semelhantes e por consequência uma relação duradoura. Diretor de Arte e Sócio da Y3mkt (gestão de marca/social media/digital) em Santos, SP.

  • 1

You Might also Like