Digite para buscar

A importância do briefing no sucesso das vendas em e-commerce

Felipe Ferreira 17 de Março de 2015
Share

briefing ecommerce

Como diz o velho jargão publicitário, um bom briefing gera uma boa campanha. Entretanto, a definição do que seria uma boa campanha se torna relativa à medida que ocorre a expansão do contexto em que estamos inseridos, pois o cliente pode desejar algo que não seja o aumento da lucratividade, tampouco requisitar atividades envolvendo apenas a TV, rádio e mídia impressa. A particularidade de cada job ocasiona inúmeras formas de se avaliar o sucesso de uma campanha, e isso não é diferente no que diz respeito ao e-commerce.

Vale lembrar que é um equívoco posicionar o comércio eletrônico no ambiente publicitário, tendo em vista seu enquadramento dentro do marketing, porém sua relevância diante o planejamento de comunicação jamais deve ser ignorada. Para elaborar um bom briefing, é preciso absorver o máximo de informações sobre o cliente/empresa, inclusive aquelas acerca da Força de Vendas disponível. Desse modo, o e-commerce se apresenta como um campo de atuação para as ações publicitárias, exigindo dos comunicólogos a capacidade de compreendê-lo em seus mais variados aspectos e funcionalidades.

Apesar de ser um ambiente virtual, é possível comparar uma loja online a qualquer PDV. Isso exige criatividade e cautela na busca por soluções que possam contribuir no êxito das ações publicitárias. Não há como instalar móbiles ou pontas de gôndola num e-commerce, e um banner mal elaborado pode dificultar a navegação e prejudicar as vendas. O desafio consiste em desenvolver algo virtual que seja equivalente a uma ação offline. É ai que um bom briefing pode fazer a diferença.

Tem sido difícil encontrar uma sacada criativa no e-commerce. Talvez haja receio das agências em propor ideias mais ousadas, já que na internet, o risco de repercussão negativa é muito grande. Entretanto, eu consigo imaginar algumas coisas, e o Atendimento/Planejamento pode se permitir mais na hora de brifar. Algo que possa ir além dos ajustes no layout. Afinal de contas, há quem pague muito bem por isso.

Tags:
Felipe Ferreira

Valorizo as mais diversas formas de comunicação e procuro sempre provocar algum tipo de reação nas pessoas. Me interesso por um monte de coisas e gostaria de ter tempo infinito para aproveitar todas elas.

  • 1

You Might also Like