Digite para buscar

Marketing digital x ecomarketing: a publicidade muito além da sacola reciclada

Bruna Coura 24 de Março de 2015
Share

shutterstock_223155799Imagem: shutterstock.com

Engana-se quem acha que praticar marketing ecológico é produzir meia dúzia de sacolinhas recicladas e distribuí-las. Nada contra essa prática, é até válida, mas o objetivo real desse tipo de marketing vai muito além disso.

Na verdade, o que o marketing verde propõe é uma mudança que começa internamente, é tornar sustentável a principal atividade da empresa. Por exemplo, se tenho uma lavanderia, poderia iniciar aproveitando a água que seria desperdiçada com as lavagens para outro fim – utilizar na lavagem do ambiente, no banheiro, aguando o jardim, etc. Além disso, sistematizar todo o estabelecimento evitando o uso de papel e distribuir canecas aos funcionários para evitar o descarte de copos descartáveis. Depois da idéia implantada internamente é que se parte para algo voltado ao público externo.

Para esse, o objetivo é atrelar a imagem de uma empresa mostrando alguma iniciativa que realmente ajude o meio ambiente ou que ao menos seja sustentável e claro, promover isso fazendo com que as pessoas criem simpatia pela sua marca. E o que isso pode ter a ver com o marketing digital? Bom, eu diria, tudo.

Se o objetivo de um plano de marketing ecológico é fazer com que as pessoas comprem toda aquela ideia de sustentabilidade, como meu plano de comunicação pode ser baseado em peças impressas, por exemplo? Uma campanha toda em material reciclado é linda porém cara, e convenhamos, ninguém quer perder tempo brigando com o cliente para convencê-lo a lançar uma campanha desse tipo, certo?

Quem aposta na tendência do marketing digital – especialmente nas mídias digitais – está bastante satisfeito: interatividade, instantaneidade, longo alcance, baixo custo e sustentabilidade.

Porque não começarmos a integrar os planos de marketing ecológico e digital apresentando-o como um só, e argumentar com nossos clientes os benefícios para imagem da empresa que o marketing verde pode trazer e o leque de opções que existe no marketing na web? É uma ideia inovadora e que pode ser aplicada a qualquer tipo de negócio e nossos clientes ganhariam em dobro com isso.

Tags:
Bruna Coura

Há 29 anos insistindo em ser feliz todos os dias. Publicitária com pós-graduação em Gestão de Negócios; Atendimento Publicitário que adora bancar a redatora. Pra ganhar meu dia só preciso do cheiro de maresia, uma gargalhada espontânea e um sorvete de chocolate .

  • 1

You Might also Like