Digite para buscar

Você é um prosumidor?

Bruna Coura 7 de Abril de 2015
Share

shutterstock_232596862Imagem: shutterstock.com

Há algumas décadas a tecnologia vem ditando as regras do mercado, transformando coisas e pessoas todos os dias, inovando, reinventando e aproximando. A rede permite até mesmo que haja uma interatividade entre os indivíduos que nem ao menos se conhecem.

Atualmente estamos na terceira fase do marketing – ou no Marketing 3.0 se preferir-  onde há uma ascensão da sociedade criativa, onde as pessoas são muito ligadas às artes, ciência e tecnologia. Nessa fase, os consumidores são mais expressivos e mais colaborativos e sem dúvida os que mais usam as mídias sociais. Alguns têm uma boa influência na sociedade de modo geral e suas opiniões sobre o paradoxo da globalização influenciam seus seguidores, são os PROSUMIDORES (pessoas comuns que se expressam e colaboram com a alimentação de informações na rede e que costumam ter vários seguidores apoiando e se espelhando neles).

Com aparelhos e internet de baixo custo, o acesso à rede deixou de ser privilégio das camadas mais altas e passou a ser comum na vida da maioria das pessoas. Hoje, qualquer individuo pode expor suas opiniões na internet, produzir ou se expressar; e essa é uma oportunidade que as empresas vêm enxergando; algumas marcas estão aproveitando a influência dessas pessoas comuns e se associando a elas através da publicidade adaptada para esses “famosos” da web.

O marketing digital tem como objetivo conseguir resultados utilizando

ferramentas e estratégias do marketing aplicados à internet; o que se vê cada vez mais é a adesão desses prosumidores ao mercado publicitário e para as empresas isso é um ponto muito positivo. A indicação um para um que antes os consumidores faziam quando gostavam de algo, hoje parte de um para centenas ou milhares. Ganha-se tempo, poupam-se esforços e a propaganda fica com cara de indicação de amigo próximo. Ponto pro marketing digital!

Tags:
Bruna Coura

Há 29 anos insistindo em ser feliz todos os dias. Publicitária com pós-graduação em Gestão de Negócios; Atendimento Publicitário que adora bancar a redatora. Pra ganhar meu dia só preciso do cheiro de maresia, uma gargalhada espontânea e um sorvete de chocolate .

  • 1

You Might also Like