Digite para buscar

Um novo modo de enxergar o seu cliente

Diogo Travagin 22 de Abril de 2015
Share

shutterstock_150555248Imagem: shutterstock.com

É notória a criação de novos conceitos e o surgimento de novas ferramentas de marketing para auxiliar as empresas a se destacarem em um mercado cada vez mais globalizado e disputado, onde somente as empresas que se aproximarem e entenderem as reais necessidades de seus clientes e futuros consumidores poderão sobreviver. O mundo digital é onde se concentram as maiores inovações em marketing de relacionamento entre empresas e clientes, devido às pessoas terem mais acesso à internet, permanecerem mais tempo conectadas e obterem mais informações a respeito de produtos e serviços ofertados pelas empresas, antes de realizarem suas compras.

É inadmissível, nos dias de hoje, que ainda existam empresas atuando somente off-line e não se atentando para o mundo online. Por incrível que pareça, existem ainda empresários que possuem certo receio em investir na divulgação de suas empresas, ou aqueles que quando entram nesse universo, não o fazem com planejamento e pessoal especializado e ao verem que nada mudou em suas vendas, abandonam suas redes sociais vociferando aos quatro ventos que a internet é um meio inútil para a sua empresa.

De uns três a quatro anos para cá, um conceito tem ganhado espaço dentro da área de marketing ajudando empresas que investem em mídias online: “inbound”. Ele abrange estratégias já conhecidas, como: apresentar bons conteúdos, informações relevantes e planejadas a respeito da sua área de atuação e produto/serviço oferecidas; mas requer uma nova atitude, as empresas precisam entender que cada consumidor tem suas características individuais, o que essas pessoas desejam e criar estratégias para que essas pessoas cheguem até as empresas. Ou seja, a ideia é ganhar clientes e não compra-los, vender algo sem forçar a compra, embutir em sua comunicação benefícios e dicas para que as pessoas enxerguem seu produto de forma diferente frente aos seus concorrentes e possam advogar em favor da marca e gerar buzz.

As mídias tradicionais ainda são as mais utilizadas, mas a cada ano perde espaço para as novas plataformas online que surgem e “obrigam” as empresas a quebrar a cabeça para ganhar a simpatia dos consumidores, cada vez mais ávidos por informações a respeito de suas marcas. O velho bordão “Não perca essa oportunidade e compre já” não é mais um argumento capaz de influenciar as pessoas.

Para finalizar, deixo aqui dois exemplos de posts, com uso de técnica inbound, sobre como  as empresas podem tentar se aproximar de seus seguidores e futuros clientes ao dar dicas relacionadas ao produto de forma indireta e indicando uma solução – o produto – para um problema.

“Nos últimos meses houve um aumento considerável de temperatura em nossa região e você está sendo afetado com essa forte onda de calor. Seja na rua ou em casa, a sensação de mal estar parece lhe perseguir e, apesar de amenizar essa sensação ruim, ficar em frente a um ventilador ou dentro de um ambiente com o ar-condicionado ligado parece não ser o suficiente. Por isso, beba muita água, isso ajuda a hidratar seu corpo e traz muitos benefícios a sua saúde; sendo que, a água em temperatura ambiente sacia mais que a água gelada. Outra dica bacana e saudável para este verão são os sucos naturais, como os sucos de caixinha Juice Power*, feitos 100% com frutas e que não contêm nenhum conservante prejudicial à sua saúde. Você vai matar a sua sede com muito mais sabor e manter seu corpo hidratado e saudável. O Juice Power é mais um forte aliado para lhe ajudar a combater o calor no dia a dia. Experimente essa novidade”.

“Você já bebeu suco de laranja hoje? Não?! Saiba os benefícios que você está perdendo: Redução do risco de enfarte em até 19% / Vitamina C para combater resfriados / Ajuda na diminuição do mau colesterol. Beba Juice Power* e cuide de sua saúde”.

*Marcas fictícias.

Tags:
Diogo Travagin

Formado em Marketing e Propaganda com especialização em organização de eventos. Redator apaixonado pela publicidade, geek, produtor e apresentador do Piicast no Rádio. Adoro mídias sociais e sua capacidade de interação com o consumidor. Envie críticas, dúvidas ou elogios pelo e-mail: diogoctravagin@gmail.com

  • 1

You Might also Like