Digite para buscar

Você ainda usa SMS?

Jason Nascimento 28 de Abril de 2015
Share

shutterstock_189773222Imagem: shutterstock.com

400 milhões de usuários, 16 bilhões de mensagens, 500 milhões de imagens enviadas por dia, Esses são os colossais números do aplicativo mais usado pelos proprietários de Smartphone nos países em desenvolvimento, especialmente Brasil e Índia, e isso já no longínquo ano de 2013.

Criado por dois ex-funcionários do Yahoo, o WhatsApp e seus concorrentes estão provocando um verdadeiro pânico nas operadoras de telefonia móvel, que assistem perplexos a queda no envio de SMS. Já em 2012 as operadoras de telefonia deixaram de faturar aproximadamente 23 bilhões de dólares em todo o mundo por conta do avanço vertiginoso desses programas.  Apesar de existir versões para Blackberry e Android, o Iphone segue na crista da onda, nove em cada dez no Brasil tem o aplicativo, mesmo com esses dados a seu favor a marca ainda não supera os números anunciados pelo seu rival WeChat, cujo proprietário é a chinesa Tencent que afirmou ter em sua base 500 milhões de usuários, nesse universo, 100 milhões são de fora da China.

JNImage

Alguns dias atrás, Jan Koum CEO da companhia, disse em um pronunciamento que estava muito feliz com o sucesso do WhatsApp: “não gastamos um dólar em marketing”. Qual será o segredo? Em 2013 o número de mensagens enviadas de aplicativos como o WhatsApp superou o de torpedos: 19 bilhões contra 17,6 bilhões, o custo pode explicar essa migração. Aqui, um plano de celular com acesso à rede mundial – com serviços de mensagem instantânea – fica em 40 centavos. O preço de um pacote ilimitado de SMS, restrito a até 160 caracteres, pode chegar a 70 centavos.

Para não perder ainda mais espaço para os aplicativos as empresas de telefonia móvel terão de se reinventar. Em todo mundo as operadoras faturam cerca de US$ 330 milhões por dia com a cobrança de SMS. A maioria das pessoas que adquirem um smartphone passam a usar um aplicativo para a troca de mensagens. O SMS vai desaparecer? Provavelmente não, mas em pouco tempo o volume atual cairá pela metade. Com a palavra, você, cliente…

Tags:
Jason Nascimento

Estudante de publicidade com trinta e alguns quilômetros rodados, apaixonado por filmes, tecnologia, Internet e fotografia e que nas horas vagas gosta de ler filmes e assistir livros.

  • 1

You Might also Like