Digite para buscar

Ser pai no século XXI

Lucas Capretz 18 de Maio de 2015
Share

Dad-Andy

Embora muita gente ainda ache que homem não tem jeito para cuidar de crianças, o novo comercial da Whirlpool USA, intitulado “Dad & Andy”, vem com um apelo emocional e mostra de maneira sutil a rotina de um pai solteiro. Com cenas de carinhos e simples gestos de cuidados, o vídeo revela o novo perfil do pai contemporâneo e fortalece a mensagem de que “o amor está nas pequenas ações”.

A evolução social trouxe à tona um novo conceito de família. Uma mudança considerável nos últimos tempos foi o crescimento do número de famílias monoparentais masculinas (sem a presença física da mãe).

Não há como fugir à evolução do comportamento humano. Hoje em dia, temos novas formas de convivência e a ampliação dos modelos de família, assim como é comum encontrar pais solteiros. A inclusão social da mulher obriga o homem moderno a se adaptar para exercer ao mesmo tempo o papel de mãe, além de assumir novas funções na família.

Esse novo cenário traz a reflexão sobre a necessidade de determinar o gênero nas tarefas do dia a dia. Por uma questão cultural, o homem acaba não aprendendo tanto quanto a mulher sobre o cotidiano doméstico, isso porque desde cedo as meninas são incentivadas a brincar de casinha e tem uma bonequinha para “cuidar”. Por outro lado, os meninos são incentivados desde cedo a serem livres, através de jogos de ação/aventura, carrinhos e vídeo games. Cabe aqui uma pergunta: Até quando esse estereótipo das atividades humanas é válido? Somos mais que apenas homens ou mulheres.

Eu não sou pai, mas entendo que se o homem quiser, poderá ficar mais próximo, estabelecer uma relação mais direta com a criança. Depende de cada um ser o melhor para alguém. Isso vale também para casais heterossexuais, tanto quanto para casais homossexuais.

O vídeo, criado pela Agência DigitasLBi, além de ser super fofo, mostra como é importante a relação paternal. Confira e veja como é difícil não dar aquele sorrisinho bobo!

Tags:
Lucas Capretz

24 anos. Publicitário no interior de SP. Apaixonado por seriados, música e futebol. Viajante e movido por aventuras. São-paulino e colecionador de experiências internacionais.

  • 1

You Might also Like