Digite para buscar

Caminhão da Samsung auxilia motoristas na estrada

Bruno Haulfermet 30 de junho de 2015
Share

1 (13)

Uma das notícias mais divulgadas em nosso dia a dia envolve acidentes de trânsito, boa parte deles em estradas. No Brasil, em 2014, foram registradas 108.623 ocorrências, sendo 100.396 casos de pessoas feridas e 8.227 mortes, segundo o Portal do Trânsito, acerca das rodovias brasileiras.

É um número assustador. E mais do que isso, é um problema comum em todas as partes do mundo. A Argentina é outro país que sofre com essa estatística elevada. E é lá nas terras vizinhas que a Samsung inovou ao bolar uma ação para auxiliar no combate aos acidentes de trânsito nas estradas.

O projeto se chama Safety Truck e consiste em acoplar câmeras wireless na parte da frente de seus caminhões e quatro monitores outdoor em suas traseiras. Isso permite ao motorista do carro que vem atrás ter a mesma visão de quem dirige o caminhão, facilitando a ultrapassagem e evitando consideravelmente surpresas desagradáveis no trajeto. Sem colisões, sem mortes, sem tristezas. O sistema também funciona à noite. Isso o valoriza ainda mais, dada a drástica redução de visibilidade neste turno.

De acordo com a própria marca, é “uma ideia que ao invés de mudar a vida das pessoas, as salva”. Embora ainda seja um protótipo, a Samsung afirma que a tecnologia funciona e que pode, de fato, evitar acidentes. A empresa já trabalha em parceria com o governo local para transformar o projeto em realidade.

Fontes: 1 , 2

Tags:
Bruno Haulfermet

Designer, escritor nas horas vagas e curioso. Não saio de casa sem mochila e um fone de ouvido.

  • 1

You Might also Like