Digite para buscar

Zeca Camargo X Duplas Sertanejas

Igor Di Ferreira 30 de junho de 2015
Share

Zeca Camargo

As últimas duas semanas têm dado o que falar nas redes sociais, depois da polêmica envolvendo o Celebrate Pride, quando as pessoas comemoraram a liberação do casamento homoafetivo nos Estados Unidos colorindo suas fotos do perfil do Face com a bandeira do movimento LGBT, gerando assim o descontentamento dos que são contra a liberação. Já no início desta semana a polêmica envolve a morte do cantor Cristiano Araújo, Zeca Camargo e as duplas sertanejas que não gostaram nadinha do que o jornalista expressou em sua crônica.

Vamos entender o que houve, algumas duplas sertanejas acusaram o jornalista de preconceito, alegando que Zeca Camargo não reconheceu o cantor como um ídolo e de desdenhar da importância cultural do gênero sertanejo, os fãs também não gostaram e compraram a briga criando uma campanha contra o jornalista, a hashtag #quemézecacamargo chegou a ficar nos trands topics.

Assisti ao vídeo da crônica várias vezes tentando entender o motivo da indignação das duplas e dos seus fãs, confesso que não ouvi nenhum preconceito contra o sertanejo, muito menos contra Cristiano Araújo. Na verdade Zeca Camargo chegou a reconhecer o talento do cantor, quando disse que ele não teve tempo para se tornar um fenômeno nacional e continuou fazendo uma observação do comportamento das pessoas durante os funerais de famosos e a nossa necessidade de reverenciar novos ídolos.

Mas, convenhamos que mesmo sendo talentoso, Cristiano Araújo ainda era um cantor emergente no gênero sertanejo, não sendo suficientemente conhecido fora do universo do sertanejo, e a cobertura midiática sobre a sua morte o “apresentou” para uma grande parte do público que ainda não o conhecia, comovendo a todos obviamente pela forma trágica que a sua vida e breve carreira foram interrompidas.

Fiquei a me perguntar o que Zeca Camargo havia falado para causar tanto repúdio entre as duplas sertanejas? Quem está desfazendo a cultura sertaneja é o jornalista ou o tipo de música que estas duplas de sertanejo universitário vêm fazendo?

Há alguns anos a música sertaneja tem se tornado cada vez mais pop, mais urbana e menos sertaneja, não apenas na sua sonoridade, mas também na desconstrução cultural determinada pelo modelo de negócio do sucesso instantâneo, deixando de lado a tradição que a consagrou. E foi justamente esta a colocação de Zeca Camargo, mas por que tanta indignação diante desta constatação? Gostaria de finalizar deixando uma reflexão. O que estas duplas estão tocando nos seus shows pelo Brasil, é mesmo música sertaneja?

Bom, eu sei quem é Zeca Camargo. Se você ainda não sabe é melhor procurar saber. Ou se preferir pode escutar Bará Bará Berê Berê.

Tags:
Igor Di Ferreira

Publicitário e cantor, entre outras coisas afins (não necessariamente nesta ordem).

  • 1