Digite para buscar

Tags: , , ,

Facebook muda logotipo e usuário não percebe

Diogo Mattos 2 de julho de 2015
Share

novo logo Facebook

Você provavelmente não notou, mas no último dia 30, terça feira agora, o Facebook mudou seu logo depois de 10 anos sem sofrer nenhuma alteração. A mudança, propositadamente sutil, foi anunciada por Cristophe Tauziet, o Designer da empresa, através de seu perfil no Twitter, dizendo apenas que o novo logo do Facebook estava no ar.

TwitteranúncionovologoFB copy

Segundo o diretor de criação do Facebook, Josh Higgins, o objetivo da remodelação do logotipo foi criar algo mais moderno, tornando o modelo mais acessível e amigável.

O que talvez explique o motivo por que os usuários do Facebook, como eu, não notaram a mudança, foi porque ela só pode ser vista se você ver a palavra completa. A letra F, que é o símbolo que representa a marca, foi mantida igual.

A mudança

A mudança mais significativa talvez tenha sido o fato de que as letras ficaram mais magras e portanto alongadas e o espaçamento entre elas aumentou um pouco. Basta uma análise mais completa e aí sim torna a mudança mais visível, é quando você compara a versão antiga com a versão atual e sobre pôr as duas como você vê na imagem abaixo.

facebook-logos-sobreposto (1)

Olhando de perto você vê que a mudança mais drástica, digamos assim, foi na letra “a” que se parece mais com a letra grega. Três outras modificações foram nas letras “o” e “e”, que ficaram mais redondas, e na letra “b” que se aproxima do modelo original. Já o “f” coitado, permaneceu quase intocável, apesar de ter crescido um pouco.

Um logo sem efeito

De modo geral acho que voltamos a estaca zero, ou seja, pouquíssima coisa alterou e apesar de parecer mais moderno e “bonito”, não convenceu. O que mais incomoda, pelo menos para mim, é saber que é novo mais não enxergar a novidade, entende? Aí você pensa: para que diabos mudou então? O velho ditado já diz: “em time que está ganhando não se mexe”.

Se há 10 anos não há troca e foi com este logo que a o Facebook se popularizou e durante este período de tempo ganhou cada vez mais usuários, porque cargas d’água fazer isso agora? Eu até entendo e sei que os tempos mudaram e as empresas precisam se renovar (até já defendi isso aqui). Mas isso não é uma regra e cada caso é um caso.

Não da para pegar uma companhia que já tem o seu sucesso e reconhecimento com uma identidade e querer descaracteriza-la de uma hora para outra. Aí você me diz, a, mas só mudou um pouquinho. Mas isso também é descaracterizar. Pois ou você faz uma coisa para ser percebida ou não faz, simples.

O usuário da rede não vê a palavra escrita por extenso e portanto não nota a mudança, já que a letra “f” não alterou. Logo, acabo de comprovar que minha tese está certa. Muito foram os esforços, pois sei que não é fácil fazer um rebranding, mesmo não sendo designer nem diretor de arte, mas tudo é seu tempo e esses pontos que comentei devem ser analisados com cuidado antes de fazer.

Mas, enfim, essa é minha opinião. Tudo o que falei pode ir por água abaixo daqui a algum tempo e vou ter que me redimir publicamente por isso. Contudo, tenho a leve impressão de que esse novo logo não vai fazer muito sucesso. Só nos resta aguardar a repercussão para ver.

E você, o que acha? Gostou do novo logotipo?

Tags:
Diogo Mattos

Tenho 27 anos, sou publicitário, especializado em redação, recém formado em mídia e comunicação pela University of East London, localizada em Londres. Aqui estou, para agregar minha visão de redator publicitário ao fatos da publicidade atual que mais chamam nossa atenção. Também escrevo para o meu blog pessoal www.activebrain-diogo.blogspot.com, onde publico artigos em inglês e português sobre temas relacionados ao mundo da comunicação e mídia atual.

  • 1

You Might also Like