Digite para buscar

5 Coisas que podem tornar o e-commerce irritante na visão do cliente

Felipe Ferreira 6 de julho de 2015
Share

ecommerce

Uma das maiores comodidades que a tecnologia trouxe ao consumidor é a possibilidade de realizar compras pela internet, economizando tempo e energia que seriam gastos em lojas físicas. Entretanto, o e-commerce pode se tornar cansativo e frustrante por conta de pequenos detalhes. A internet está cheia de sites, blogs, tutoriais, dicas e e-books sobre técnicas de vendas no comércio virtual, mas é difícil encontrar conteúdo que, partindo pelo ponto de vista dos usuários, vá além das barras de comentários e sites de reclamação. Desse modo, selecionei cinco coisas que podem frustrar a experiência no e-commerce.

1 – Carregamento automático de filtros

Você entra numa loja virtual e vai até a secção de camisetas polo tendo quatro marcas em mente. Ai você recorre ao filtro para refinar a busca e mal terminou de selecionar a primeira marca, a página dá um “F5” automático sem te dar tempo pra selecionar as demais. Admita que às vezes isso torra a paciência, ainda mais quando entram na conta outros critérios como cor, tamanho, e faixa de preço.

2 – Página de informações adicionais

Você vê a imagem da mercadoria em exposição, clica nela e pronto! Todas as informações são mostradas. Ter que carregar mais uma página através do link “mais informações” apenas para obter detalhes como tabela nutricional, prazo de validade, recomendações, modo de usar, entre outros, pode se tornar algo irritante.

3 – Falta de apresentação usual

Tem vezes em que a descrição e imagens apresentadas não oferecem uma noção de como seria o uso de determinado produto por nós, impondo assim um grande exercício de imaginação e pesquisas na internet (será que aquele beliche branco vai combinar com o porcelanato bege do meu quarto? Por exemplo). É claro! Fica difícil prever o que cada cliente pensa, mas existem e-commerces que pecam por não oferecer uma noção básica sobre a usualidade de suas mercadorias.

4 – Produto fora de estoque ou indisponível

Você encontra uma oferta simplesmente F#D@ (com “F” maiúsculo ou “Ph”, tanto faz). A empolgação é grande e não te deixa notar aquelas palavrinhas vermelhas no botão de compra. Sim, eu sei como funciona uma oferta relâmpago e também tenho algumas noções das jogadas praticadas no varejo online, mas na posição de cliente, é triste ver um produto com um super desconto, mas indisponível.

5 – Dois preços pela mesma mercadoria

Não sei se você já sabe disso, mas vou contar uma experiência que quase me deixou frustrado.

Há uns dias atrás eu entrei num site de artigos esportivos e fui ver o preço de um modelo de tênis. Eu vi, mas não cheguei a comprar. Acabei fechando a aba e continuei no mesmo navegador. Obviamente, eu cai no remarketing e minha tela foi tomada pelas ofertas da loja. Nisso, encontrei o mesmo modelo de antes com o preço mais barato. Cliquei, conferi a diferença, mas fechei a aba novamente pensando em esperar mais uns dias para ver se o desconto aumentava.

Acontece que o navegador que eu usei possui algumas configurações de privacidade que me livram do remarketing ao sair da navegação, e no outro dia retornei ao site da loja onde o preço do tênis era o mesmo da primeira vez. Fiquei curioso em como um produto desce de sobe de valor tão rapidamente. Fechei a aba da loja e continuei na internet por um tempo. Depois, abri um site que possui remarketing apenas para ver se o desconto voltava. E lá estava ele.

Pra ter certeza, entrei na loja por outro navegador, fui ao mesmo produto e vi que o preço era o antigo. Ou seja: o preço na loja era um, mas o do link no remarketing era menor. O mesmo produto numa mesma loja com dois preços diferentes. Por fim, abri uma aba no segundo navegador e colei o link da oferta com o preço menor. Dei “F5” nas duas e aquela que estava com o preço maior se comunicou com a aba do desconto, e as duas passaram a oferecer o produto com menor valor. Foi uma experiência. Ainda não comprei o tênis, mas se o tivesse feito na primeira visita, estaria um pouco frustrado.

Enfim

Qualquer site que você acessar vai ter algo a ser aprimorado. Faz parte da normalidade e por isso existem especialistas trabalhando para melhorar nossa experiência no ambiente virtual. Você já se irritou com alguma das situações descritas? Ou com outras que eu não disse? Relata ai nos comentários.

Até mais.

Tags:
Felipe Ferreira

Valorizo as mais diversas formas de comunicação e procuro sempre provocar algum tipo de reação nas pessoas. Me interesso por um monte de coisas e gostaria de ter tempo infinito para aproveitar todas elas.

  • 1

You Might also Like