Digite para buscar

Unfriended: você vai preferir ficar offline depois de assistir

Camila Mello 16 de julho de 2015
Share

Unfriended-poster

O que você faria se ‘caísse na net’ um vídeo seu fazendo algo constrangedor? Pediria ajuda para polícia? Para seus amigos e familiares? Se vingaria?

Para diversos casos reais a resposta é fatal: se suicidar.

Publicar um vídeo indevidamente na internet é cada vez mais comum e os motivos do constrangimento vão desde um vídeo íntimo até um corte de cabelo feito por “punição”.

O fato é que ninguém se coloca no lugar da pessoa que está sofrendo a violação. Li uma vez o relato de um menino que virou um meme de humor e a repercussão que isso teve em sua vida. Imagine só você, estamos falando de humor, algo que – em teoria – seria “uma brincadeira”, mas foi uma verdadeira maldição em sua vida.

Seguindo o tema, apresento a vocês o filme “Unfriended”, um longa de terror ‘cyber-paranormal’. A história começa em uma festa onde Laura Barns é filmada em um momento constrangedor. Três dias depois, a menina se mata no pátio da escola.

No dia do ‘aniversário’ de um ano de sua morte, seis amigos estão conversando via Skype quando um usuário desconhecido fica tentando entrar na conversa. Descobre-se que o usuário é Laura, a menina que se matou, e ela faz uma exigência: que os amigos contem quem vazou seu vídeo na internet. No começo, todos pensam que é uma brincadeira, mas percebem que há algo estranho quando a menina começa a revelar os segredos de cada um e os ameaça de morte.

O assunto é atual e traz à tona um tema de repercussão mundial e que deve ser discutido e amplamente divulgado a fim de evitar novos casos. As atitudes que temos dentro da internet, têm consequências reais. Divulgar um vídeo que cause constrangimento a alguém é mais do que um crime, é desumano.

“Unfriended”ganhou o prêmio de ‘Filme Mais Inovador’ do Fantasia Films Festival de Montreal, um dos mais tradicionais festivais de cinema fantástico do mundo, e foi filmado em uma única casa com todos os membros do elenco em quartos diferentes. Para evitar problemas técnicos como lag, foi criada uma interface no Skype.

Confira o trailer:

Tags:
Camila Mello

Publicitária, viciada em Mad Men e Hora de Aventura, apaixonada pela Disney e louca por cachorros. X:)

  • 1

You Might also Like