Digite para buscar

Liga das heroínas: o tumblr que denuncia o machismo na publicidade.

Bruno Haulfermet 11 de setembro de 2015
Share

shutterstock_133429577Imagem: shutterstock.com

Que as mulheres sofrem ainda muito preconceito e são desrespeitadas é de conhecimento geral. Basta ter um cabelo que não seja liso-padrão ou um corpo que não seja magro. Sofrem se a orientação sexual é considerada “diferente” e são atacadas se a cor da pele é negra. E isso são apenas alguns tópicos. Com muito esforço, é verdade, nossas meninas e mulheres têm ensinado ao mundo que a igualdade deveria existir desde sempre.

A lista de ofensas e humilhações é grande e o machismo ainda é forte na sociedade. A jornada é longa e os obstáculos estão por toda parte. Não seria diferente na publicidade. É fácil vermos campanhas com foco no universo masculino, mostrando uma investida sufocante do gênero para se impor. Sejam nos dias atuais ou há vinte anos, a essência desse tipo de propaganda ainda é a mesma: homens estão no topo do mundo e mulheres apenas devem servir. Elas nunca estão ao seu lado. Ficam atrás ou abaixo deles. Felizmente é tempo de renovação para todos nós e boas discussões têm sido levantadas acerca de respeitarmos a nossa própria humanidade/individualidade, seja qual for o gênero.

Na luta contra o machismo dentro das agências, entra no contexto um tumblr muito interessante chamado Liga das Heroínas. A página mostra relatos de publicitárias anônimas (ou não), que sofrem ou sofreram abusos no local de trabalho, desde assédio moral até o extremo de serem fisicamente importunadas.

O tumblr é de criação da publicitária Luíse Bello e pode ser acessado aqui. Tem a fanpage também. Segundo a descrição na página, a proposta é “homenagear as profissionais que são verdadeiras heroínas, buscando justiça onde falta equidade com as próprias ideias”. As mulheres podem, ainda, enviar suas histórias para servirem de apoio a outras que encaram diariamente situações deste tipo.

Veja abaixo alguns depoimentos e não deixe de conhecer a proposta do “Liga”:

1 2 3 4

Tags:
Bruno Haulfermet

Designer, escritor nas horas vagas e curioso. Não saio de casa sem mochila e um fone de ouvido.

  • 1

You Might also Like