Digite para buscar

10 maneiras de caçar engajamento nas redes sociais – parte 1

Gabriela Araújo 17 de novembro de 2015
Share

Há um tempo, pesquisei em diversos blogs maneiras de criar postagens diferentes e interativas, para aumentar o engajamento das páginas. Porém, não encontrei nada de concreto. Sendo assim, resolvi criar minha própria lista, com base em meu portfólio e em muuitas referencias!

1. Cace engajamento!

Vamos começar do óbvio: como são seus posts? São coisinhas maçantes do tipo “Venha conferir, o melhor, o número 1, um sabor incrível”? Você usa slogans alheios sem perceber, como “amo muito tudo isso”, “tudo de bom” ou “vem ser feliz”? Você quer que seu post bombe, mas não pergunta nada para o seu cliente?
Sinal vermelho! Os posts da categoria caça-engajamento são aqueles que usam pequenas técnicas para chamar a atenção do público, um comando para que ele realize a ação que você deseja. Quer comentários? Faça perguntas! Motive seu público a publicar fotos nos comentários (eles a-do-ram). Quer share? Duas opções: ou você faz aquele post que com certeza será compartilhado pelo seu público (vamos ver abaixo) ou peça para compartilharem! A mesma coisa com o like. Simples, não?

2. Abuse das datas sazonais e geeks

Old, but gold. Quando criar seu cronograma de posts mensais, certifique-se de que sempre tenha ao menos um post de data sazonal – alem de natal e dia das mães, que você já está careca de saber. Podemos aproveitar diversas datas para vender nossos produtos (já pensou em falar da sua comida light no dia internacional da luta contra a obesidade?), homenagear profissionais ou cidades do nosso ramo de atuação, ou até mesmo criar posts divertidos que gerem engajamento. Sua marca se encaixa em datas geeks, como o Dia do Orgulho Nerd, etc? Se sim, vai com tudo!

01_post_smart 13_post_beagles

3. Animações estão em alta

Recentemente, o Facebook começou a valorizar seu post quando o público se entretém durante 15 segundos nele. E como fazer alguém ficar preso por tanto tempo? Fazendo posts animados! Neste caso, é preciso que um diretor de arte saiba criar em programas de edição de vídeo. Estas animações não contêm sons e nada de muito elaborado, mas tem que ser muuuito criativas! Ah, e podem ser publicadas no Facebook, Instagram, Vine, Snap…

4. Os GIFs invadiram o Facebook!

Agora podemos postar GIFs nas pages, YES! Mas antes, cuidado com a orkutização hein? Algumas marcas já estão usando o recurso para animar posts de maneiras genais ou simples, mas que já chamam a atenção do público para a sua página:

guarana kuat gif

5. Post em nota

Virou modinha, mas chama a atenção do público e é isso que importa, não? É uma maneira de atiçar a curiosidade dos seus fãs e fazê-los interagirem com a sua página! Você pode criar um post apenas divertido, ou apresentar seu produto ou serviço no final. Contraindicação: a nota não pode ser patrocinada.

max cat sequencial

6. Edite seu post!

A iniciativa de famosos para criar histórias de conscientização em posts editados no Facebook deu o que falar, usando um artifício criativo para impactar mais pelo meio do que pela mensagem.

Print-bela-gil

Print-marjorie

Se você não tem uma super história da sua marca para contar, não se preocupe: dá para, por exemplo, apresentar seu produto de uma forma criativa:

38_post_produto4

print-max-cat

7. Crie álbuns

Lembra quando todas as marcas criavam séries de posts em álbuns? O recurso pode ser um pouco batido, mas ainda é muito útil. Se você tiver uma história para contar, dentro de um bom contexto, porque não?

07_post_dia_doador_sangue_1 08_post_dia_doador_sangue_2 09_post_dia_doador_sangue_3 10_post_dia_doador_sangue_4

8. Teste seu público!

Quem não gosta de fazer testes de personalidade? Uma saída para engajar em um formato de publicação interativa é criar testes, em formatos de álbum. Seus fãs irão se divertir e, de quebra, podem descobrir qual dos seus produtos é melhor para eles de acordo com as suas próprias escolhas!

9. Faça séries de publicações

As famosas séries! Descubra o que seu público gosta e crie séries especiais de publicações, que abordem um tema. Podem ser esporádicas ou, se derem certo, fixas no mês. Sua marca precisa de share? Falar de signos e personalidade sempre funciona. Todo mundo adora compartilhar aquilo que o representa!

17_post_signos5

Suas fãs são as loucas dos gatos? Pois bem, fale de gatos! E de qualquer outra coisa que eles demonstrem que se interessam.

11_post_amar_um_gato_é_01

10. Fique atento ao momento

Fique sempre de olho no que está bombando na internet. Sua marca se encaixava no meme do dinofauro, ou na febre dos livros para colorir? Ou, quem sabe, em alguma série que está em alta?
Se sim, você deixou o momento passar ou agarrou a chance?

12_post_orange

Com essa lista é possível criar engajamento de baixo custo e muito interativo para a sua fanpage! Você tem alguma outra ideia para bombar seu engajamento? Divide conosco nos comentários!

Tags:
Gabriela Araújo

Enquanto tento não pirar após ter me formado em Publicidade, trabalho como planner digital e social media no interior de São Paulo - viajando em qualquer fim-de-semana que der uma brecha. Meta de vida: trabalhar como publicitária em uma casinha na praia com uma biblioteca enorme.

  • 1

You Might also Like