Digite para buscar

Crowd Colaborativo e Tecnologia

Raphael Sanzio 14 de dezembro de 2015
Share

Crowd FoundingImagem: shutterstock.com

Em um dia típico da semana, enquanto escuto o Novo álbum do Noel Gallagher trabalhando, meu colega lê um livro no seu Kindle White Paper que a Amazon lhe recomenda e logo a frente meu chefe personaliza suas atualizações em algum rede social. Logico que “os produtos” são serviços que fazem parte de alguma empresa que obviamente já tem nossos dados armazenados em seu banco dados. Tenho absoluta certeza que o Netflix sabe exatamente o que você gostaria de assistir pra esse próximo Natal ou talvez  recomendar lhe algum outro que realmente ti comova.

Então, o mercado do qual fazemos parte, tanto como profissionais da área quanto como meros consumidores, se transforma de um dia para outro, isso porque obviamente tem o auxilio da tecnologia. Não sei se vocês perceberam mas a forma como apresentar produtos, servicos e afins tem se renovado mais rápido que os profissionais podem adequar. Parece meio que desesperador mais e bem ao contrario disso.

Quando comecei logo acima citando alguns serviços (musica, leitura, mídia) oferecidos por big companies, quis inserir algumas características pessoais comum em cada um como por exemplo: atualizar seu Instagram ou comprar seu álbum favorito no ITunes. Tudo isso faz parte de uma rede do qual pertence a uma Brand e essa passou a fazer parte da sua identidade.

Hoje, para uma Brand se torna o que é, ela precisa de conteúdo e esse tem deixado de ser uma ideia previamente estabelecida por uma mente vendedora. Esse conteúdo tem sido gerado a partir da sua vida no mundo virtual. Suas informações estão sendo armazenadas e, aliado a alta tecnologia, tem oferecidos cada vez mais serviços que se ‘identificam’ com o publico.

Empresas ou agencias ao redor do mundo tem recorrido Crowd as an Innovation Partner (tipo parceiros das multidões) criando um gigantesco banco de dados e ainda promovendo sua Marca através do relacionamento direto ou indiretamente com seus produtos. Assim, embora interno, as abordagens para a criatividade e a geração de ideias, como congestionamentos, mercados de ideia e projetos empresariais pessoais, pode aumentar as possibilidades de exploração e flexibilidade dentro das estratégias de exposição. Eles são qualitativamente diferentes e ficam aquém da capacidade total de multidões. Ao mesmo tempo, deve ser dito que os benefícios dessa abordagem melhora e acrescenta  poder aos consumidores.

Exemplos passados mostram que pode se gerar grandiosos oportunidades e ainda agregasse valor. Em junho de 1998 IBM chocou a indústria de software global, ao anunciar a sua intenção de abandonar os seus esforços internos de desenvolvimento em infraestrutura de servidor web para unir forças com a Apache, uma comunidade on-line nascente de webmasters e tecnólogos. A comunidade Apache foi agregando diversas entradas a partir de seus membros globais para entregar rapidamente um produto livre cheio de recursos e que, longe superou qualquer oferta comercial. Dois anos depois, a IBM anunciou um de três anos, iniciativa de US $ 1 bilhão para apoiar o sistema operacional open-source Linux e colocar mais de 700 engenheiros para trabalhar com centenas de comunidades de código aberto para criar em conjunto uma gama de produtos de software.

Claro que o mercado esta ai para ser explorado e as inovações ocorrendo a cada minuto são reflexos disso mas, cabe a cada profissional ou empresa adequar se com o que mais será exigido para o futuro, questao de sobrevivencia.

Tags:
Raphael Sanzio

Indio-Portugues,foi pra cidade grande Estudar e trabalhar. Tambem fui embora do Brasil para descobrir melhor o sentido de liberdade e explorar o mercado pelo Mundo. Faco especializacao em Marketing Digital em Londres porque nao gasto tanta grana. Criador de Conteudo, Redator e quero fazer algo de util para humanidade. Sou o cara mais feliz do mundo porque no meu quintal tem uma cama elastica, e habitado por uma Raposa de nome Chloe, quatro esquilos e tres gatos gordos que vem me visitar pra pedir comida.

  • 1

You Might also Like