Digite para buscar

O Curioso Caso das Doppelganger

Raphael Sanzio 22 de dezembro de 2015
Share

 

 

doppelagangerEvidentemente que o sucesso não é sinal de perfeição e isso também se estende ao Mercado das grandes Brand‘s. É meu povo! Quem nunca ouviu falar dos efeitos colaterais que os lanches do McDonalds fazem a nossa saúde, da Coca Cola causar todo tipo de doenças ou sobre a Nike explorar as criancinhas do Paquistão ou da Índia não sabe o que é Doppelganger. Óbvio que vocês não saberia mais se algum curioso procurar no Google em algum site brasileiro só irá encontrar as revistas de fofoca comparando pessoas do século passado com pessoas famosas da atualidade.

Essa minha introdução ficou meio palha mas é assim mesmo, ossos do oficio e final de ano! Opa se vou falar de Doppelganger vou aproveita pra conscientiza-los, seus consumidores famigerados!

Então, a palavra Doppelganger vem do Alemão, Dopper – duplo e Ganger – quem caminha (andador), se você pesquisar bem a fundo vai achar algo sobre a mitologia que diz sobre Alter Ego. Entretanto, associado ao que costumamos tratar aqui isso é o efeito contrario que uma imagem pode auto adquirir, consequência de possíveis erros na infra estrutura de concepção do Produto (seja eles tangíveis ou intangíveis). Uma imagem Doppelganger é uma coleção de histórias depreciativas sobre uma marca que circula na cultura popular por uma rede frouxamente organizada de ativistas anti-marca, blogueiros e formadores de opinião.

Banksy3

Para nível de entendimento vamos usar a abreviação DBI. Como sabemos para uma marca de sucesso ser concebida existe todo uma estrutura de negócios por trás dela. Além de oferecer produtos uma marca só tem sucesso se ela for economicamente rentável para seus investidores. Com recursos previamente destinados a sua concepção, uma marca terá despesas e lucros. Para se ter isso a indústria e o mercado desenvolvem ‘formas’ e aliadas a sua estratégia traçam um caminho a ser seguido para evitar desperdício e gerar receitas. É nesse contexto que surgem falhas na estrutura de desencadeamento. E a inserção de produtos nocivos em alimentos ou a busca por mão de obra barata em países sub desenvolvidos são os pontos abordados pelas DBI’s principalmente.

O objetivo do texto não e fazer uma critica direta ao sistema que cada corporação adota para se ter uma marca de sucesso, mas mostrar as fragilidades que as tornam suscetíveis.

As BID’s conseguiram alcançar patamares muito maiores com a ascensão das redes sociais, sendo assim se tornaram a grande dor de cabeça das corporações. Empresa como a Nike, McDolnalds, Apple estão revendo sua forma de estrutura de negócios e criando canais para combater o efeito colateral da busca desenfreada pelo lucro. A Nike passou a sofrer retaliação de grande parte da Europa devido aos comprovados fatos de terceirizar sua produção em países que utilizam a mão de obra escrava infantil. A Apple tem tido grandes dores de cabeça devido a fragilidade dos seus produtos. E o McDonalds pelo impacto nocivo que trás a saúde de seus clientes precisa adequar se as exigências de uma sociedade cada vez mais participante.

É obvio que essas marcas sofreram pouco impacto econômico diante do seu grande poder de influencia na sociedade contemporânea mas é importante ressaltar que em

determinados lugares, onde as pessoas adotaram o consumo consciente, seus espaços tem deixado de ser tão populares e o poder das DBI’s tem exigido muitos mais atenção e investimentos para se adotar uma contra partida. A diferença do mercado atual com o de 10 anos atrás é a participação maciça dos consumidores na ascensão das marcas não só as consumindo mas conscientizando sobre seu papel no ambiente do qual são protagonistas. Haja vista que o mercado publicitário feito malabarismo para elaborar estratégias que vão de encontro com as DBI’s mesmo assim ainda falham na previa confecção de modelos do qual os consumidores não tem participação.

Obvio que muitas empresas tem adotado essa metodologia para ganhar o mercado da concorrente de forma inescrupulosas ao usar as redes sociais. No entanto a ideia central das DBI’s é o uso consciente dos produtos para beneficio próprio, do ambiente ao qual esta inserido e pela promoção da igualdade e direitos pelo mundo.

See u…

Tags:
Raphael Sanzio

Indio-Portugues,foi pra cidade grande Estudar e trabalhar. Tambem fui embora do Brasil para descobrir melhor o sentido de liberdade e explorar o mercado pelo Mundo. Faco especializacao em Marketing Digital em Londres porque nao gasto tanta grana. Criador de Conteudo, Redator e quero fazer algo de util para humanidade. Sou o cara mais feliz do mundo porque no meu quintal tem uma cama elastica, e habitado por uma Raposa de nome Chloe, quatro esquilos e tres gatos gordos que vem me visitar pra pedir comida.

  • 1