Digite para buscar

O que fazer quando a criatividade não surge

Hermes Garcia 15 de Janeiro de 2016
Share

shutterstock_184763024Imagem: shutterstock.com

Você não precisa ser criativo (digo no sentido de ousado, brilhante ou inovador) o tempo todo, ainda que você dependa disso para sobreviver ou mesmo que todos esperem isso de você. Você até pode ser conservador, obvio, repetitivo algumas vezes.

Sabemos que a tal da criatividade se constrói; Na vivência, no sair da zona de conforto, no experimentar algo novo, no ler e discutir de tudo um pouco e aprofundar-se em algo. Esses são bons ingredientes que podem alimentar essa construção. Mesmo assim, haverá momentos que seu cérebro perecerá em um vácuo infinito, as informações não se conectarão, a inovação não acontecerá.

Antes de qualquer ato desesperador, tranquilize-se, talvez seja a hora de ser óbvio, repetitivo.

Não estou dizendo que você pode copiar e colar algo feito anteriormente. Estou dizendo que é possível ser convencional e extraordinário ao mesmo tempo. Afinal, quantas vezes já vimos àquela ação obvia que nos faz pensar; “como eu nunca pensei isso antes”? Quando digo que pode ser repetitivo é no quesito de repensar algo, ainda que diversas vezes, sobre o mesmo assunto, mas analisado e apresentado de forma diferente. Como eu estou fazendo agora ao falar novamente sobre criatividade em outra perspectiva.

Isso também é criar. Não que lhe deva servir como residência fixa para o resto dos seus dias, mas um refúgio momentâneo até suas ideias brilhantes alcançarem lucidez suficiente para serem expressas. E então crie, com responsabilidade para com aqueles que esperam seus momentos criativos, para com aqueles que você pode influenciar com suas ideias.

E se você é publicitário, dá uma olhadinha no texto do Felipe Ferreira. Vai ver de forma prática como muitas vezes publicitário pode e deve abdicar das ousadias.

Tags:
Hermes Garcia

Paulista, canhoto, estudante de publicidade que sonha em ser escritor, mas se diverte como amante da fotografia e nunca perde o interesse por sociologia.

  • 1

You Might also Like