Digite para buscar

O que é que o rádio tem?

Dayanna Pacheco 1 de Fevereiro de 2016
Share

shutterstock_260335736Imagem: shutterstock.com

Qual o seu jingle favorito? É impossível não ter resposta para essa pergunta. A música, em especial, os jingles foram elementos marcantes na comunicação publicitária antes do advento da televisão e permaneceram como o suprassumo do marketing por muito tempo, até que a TV se tornasse o novo xodó com a combinação de som e imagem, dando um novo sentido à emoção.

Como o rádio surgiu antes da televisão ele foi por muito tempo um dos meios queridinhos para a divulgação de marcas e produtos. É interessante perceber como a construção textual, os apelos e a forma foram se adequando ao passar das décadas, incorporando tendências, modo de falar e os anseios do consumidor. Para quem tem paixão pelas ondas sonoras, estudar as mudanças nos materiais publicitários é um deleite e uma viagem riquíssima ao passado e aos costumes de cada década.

Letras memoráveis e batidas contagiantes fixaram marcas de produtos ao longo de muitos anos e até hoje ainda são relembrados com nostalgia e saudosismo. E para quem tem amor mesmo, eis aqui dois links com muito material para você mergulhar e fazer uma viagem musical de qualidade.

Os 60 maiores jingles de todos os tempos.

Jingles e Comerciais dos anos 1930 a 1990.

Tags:
Dayanna Pacheco

Goianiense (sem pé rachado mas que adora pequi e pagode) que encontrou na publicidade a melhor forma para justificar os insights diários nada convencionais sobre os mistérios do universo, do cotidiano e da decoração doméstica.​

  • 1

You Might also Like