Digite para buscar

Quando a publicidade falha: Record e Paris Filmes

Bia Vasco 4 de Fevereiro de 2016
Share

Recentemente várias reportagens citaram a estreia no cinema (28 de janeiro) de “Os dez mandamentos”, filme baseado na novela produzida pela emissora de tv Record. Os ingressos esgotaram a bilheteria, superando até mesmo filmes clássicos, nas chamadas diziam que foram 3 milhões de ingressos, isso antes da estreia, e esse número já aparecia nas artes nas redes sociais.

Chamada

Assista o trailer publicado em 22 de dezembro.

“Com cenas inéditas e um final exclusivo para o cinema”

Sucesso!

Mas na verdade não foi bem isso…

As polêmicas sobre os ingressos já haviam começado antes mesmo do lançamento, inclusive em portais de cinema. Matérias como “Igreja Universal está arrecadando dinheiro nos cultos para comprar ingressos de Os Dez Mandamentos “(Adoro Cinema) _ Os comentários estão inacreditáveis, denunciam até corrupção na venda_. Outras matérias de diversos sites como “Universal pede dinheiro a fiéis para lotar cinemas”, “Pessoa ligada à Igreja Universal compra quase 23 mil ingressos para filme Os Dez Mandamentos”…, foram postadas, mas não geraram nenhum grande pronunciamento da produtora ou da igreja.

Recentemente veio mais uma novidade, a UOL lançou uma reportagem onde mostrava que as sessões estavam todas esgotadas, porém…. as salas estavam vazias.

Em um shopping da zona leste de São Paulo foi tirada uma foto de uma das sessões esgotadas e a sala com capacidade para 230 pessoas tinham apenas 75 lugares ocupados. Depois do início do filme não houveram mais entradas de pessoas.

sala 01 sala 02Fotos portal UOL.

Na matéria da UOL a informação sobre os ingressos é diferente, e diz que foram doados, porém diante das imagens divulgadas, a forma que foram adquiridos se torna apenas um detalhe.

Teve site satirizando a “Multiplicação de ingressos”, muito buzz e decepção de fiéis.

Alguns comentários no facebook:

Comentarios

Sabendo disso, se torna “cômica” a imagem na página de “Os dez mandamentos” no facebook no dia lançamento. Assim como toda a promoção feita pelo portal da emissora.

Sala cheia Facebook

Em resposta a matéria no portal R7

“A Record e a Paris Filmes fazem questão de esclarecer ao público e à imprensa que a matéria “Os Dez Mandamentos” estreia com lugares vagos em sessões esgotadas, veiculada hoje pelo UOL – Universo Online e Estreia tem salas vazias de O Globo Online, levam em consideração uma visão limitada do cenário da estreia.

A foto da sala tirada hoje pela reportagem supostamente em uma sessão cujos ingressos foram adquiridos totalmente, mas sem a capacidade total do público, é fruto das ações de filantropia que foram promovidas por parceiros do filme e que, segundo a própria reportagem, levaram pessoas que pouco haviam ido na vida ao cinema a visitarem um complexo de salas, buscando o conteúdo. Para nós isso é positivo, pois as ações estão claramente formando um novo público para o mercado cinematográfico, o que é extremamente importante para a indústria do entretenimento.

Segundo a Paris filmes, “é fruto das ações de filantropias que foram promovidas por parceiros do filme”.

Mesmo que isso seja verdade, e a intenção seja nobre, essa não foi a imagem passada pela emissora/produtora em seus canais.

Muitos dizem que a foto foi tirada antes da sessão, que foi uma conspiração da UOL, intriga e tantas outras teorias, mas mesmo que a foto nem fosse verdadeira, não houve verdade sobre a compra desesperada de ingressos. Deixaram que fosse noticiado como algo acolhido pelo público, espontâneo, grandioso!

O buzz gerado dessa vez foi muito mais negativo que positivo (N)

A mensagem que fica publicitários, é que nos dias de hoje, com a explosão da comunicação, dificilmente esse tipo de estratégia passa desapercebida. Nem toda chamada sensacionalista funciona, principalmente se algo nela não for verdade.

Os concorrentes sempre vão buscar fraquezas, e a imprensa notícias.

Será que o risco vale a pena?

Foto verdadeira, falsa, especulação?

Acho que só Deus é que sabe =)

Fontes: 1, 2, 3, 4 e 5

Tags:
Bia Vasco

I'm fabulous! Publicitária, Analista de Maketing e designer (as vezes). Apaixonada por conteúdo digital, neuromarketing e neurolinguística. Praticante de artes circenses aéreas, dançarina e atriz (interrompida). A "Multi mulher" e "multi profissional" mais amorzinha que você irá conhecer. Prazer, Bia. ?

  • 1

You Might also Like