Digite para buscar

Sua empresa tem um plano de marketing e vendas de verdade?

Fabio Nascimento 5 de Fevereiro de 2016
Share

shutterstock_324665789Imagem: shutterstock.com

Ser empreendedor no Brasil não é uma tarefa fácil. É preciso ter muita paciência, força de vontade, jogo de cintura, e sobretudo planejamento. Uma empresa que deseja ter sucesso e não estourar orçamento, precisa ter um plano de marketing e vendas consistente.

Em primeiro lugar, o empreendedor precisa enxergar o marketing como investimento e não como despesa. Para ter sucesso e obter lucros, o empreendedor não pode esperar que seus serviços e produtos sejam encontrados num passe de mágica pelo consumidor. Ele precisa mudar sua percepção sobre a necessidade de montar um bom plano de marketing e vendas.

O planejamento de marketing e vendas é um poderoso instrumento de comunicação com o mercado que depende de estratégias eficientes, treinamento, preços acessíveis, produtos e serviços de qualidade e um sistema operacional eficaz para controles em geral.

O que um plano de marketing e venda precisa ter de verdade

Um bom plano de marketing e venda precisa de determinados ingredientes:

– Plano de negócios;
– Definição de metas;
– Análise SWOT;
– Estudo de personas.

Plano de Negócios

Antes de pensar em marketing, o empreendedor precisa montar um plano de negócios, conhecido como business plan, que vai apresentar as necessidades de investimento inicial, os planos de expansão, definição de metas e projeção de lucros. Essas informações são fundamentais para que o empreendedor possa pensar no marketing e vendas.

Definição de Metas

Empresas de sucesso adotaram a o modelo de S.M.A.R.T para a definição de metas claras e plausíveis para os seus negócios. Smart em inglês significa inteligente. A matriz do modelo de Metas funciona assim:

Específicas – especifique suas metas. Elas precisam resultar em uma conversão.

Mensuráveis – As metas precisam ser quantificadas, rastreadas e interpretadas.

Atingíveis – Seja realista e não planeje uma meta maior do que você pode atingir.

Relevância – Analise se a meta estabelecida é realmente importante e relevante para o negócio, se vai mudar algo significativo na empresa.

Temporal – Estabeleça um prazo para que a meta seja atingida.

Análise Swot

Para conhecer exatamente como está o seu negócio, é importante ter uma pesquisa de mercado e público que vai consumir seus serviços e produtos. Essa pesquisa é conhecida como análise SWOT e é composta por quatro pontos:

Strenghts (Pontos fortes) – Quais são minhas vantagens e benefícios competitivos em relação a minha concorrência?

Weaknesses (Pontos fracos) – O que meus concorrentes oferecem melhor do que a a minha empresa?

Opportunities (Oportunidades) – Quais são os melhores cenários e acontecimentos que podem favorecer minha empresa?

Threats (Ameaças) – O que pode atrapalhar o crescimento da minha empresa?

Cada tópico pode ter quantos itens forem necessários. Quanto mais completa a análise, melhor.

Após análise pronta, o empreendedor precisa agora conhecer melhor seu cliente, seu futuro consumidor, ou seu buyer persona.

Estudo de personas

Conhecer e decupar o seu consumidor é fundamental para qualquer plano de marketing e vendas.

As personas são um determinado grupo que possui traços comportamentais e hábitos específicos, em comum. A empresa precisa fazer uma pesquisa para descobrir os objetivos, bagagem pessoal, desafio, preferência de compras dos consumidores e montar seu buyer persona.

A partir dessas pesquisas, planos e análises, o empreendedor vai poder montar um plano de marketing e vendas adequado a sua empresa.

Perceba como existem diversas possibilidades de traçar um planejamento de marketing e vendas. Mas para isso, é preciso que você faça toda uma análise de viabilidade, de acordo com as suas necessidades e de seu negócio!

Por isso, é muito importante que este seja um ponto pensado sob a ótica específica de seu negócio, com auxílio de profissionais capacitados! Em meu blog, o www.vocevendendomais.com.br tem várias dicas para você estabelecer tudo isso!

Tags:
Fabio Nascimento

Minha missão é ajudar empresários e proprietários de pequenas e médias empresas a aumentarem suas vendas, lucros e levarem seus negócios a outros patamares, através de estratégias de sucesso online de marketing e vendas para produtos e serviços.

  • 1

You Might also Like