Digite para buscar

4 possibilidades de mudar sua estratégia de vendas

Fabio Nascimento 29 de Fevereiro de 2016
Share

shutterstock_120130564Imagem: shutterstock.com

Vender é um ato em constante evolução. Algumas estratégias que davam excelentes resultados até alguns anos atrás, hoje caíram no esquecimento. As estratégias de vendas mudaram, o marketing mudou, justamente por que as pessoas mudaram! Hoje, as pessoas compram e decidem que determinado produto é bom de verdade, de uma forma totalmente diferente do que faziam há 2 décadas atrás, por exemplo.

Se a sua marca não estiver preparada para isso, acabará sendo esquecida e engolida pela concorrência. Com a massificação da internet, hoje temos uma série de questões que precisam ser levadas em conta em termos de estratégia de vendas.

Não basta apenas sair por aí fazendo propaganda, sem um contexto adequado, para estimular sua estratégia de vendas. Além disso, a focalização em um determinado perfil e público alvo é cada vez mais importante.
Veja agora, 4 possibilidades para mudar sua estratégia de vendas!

Mude sua estratégia de vendas com estas 4 possibilidades

1. Atraia ao invés de prospectar

Ao invés de ter uma base de dados, onde você liga e oferece seu produto ou serviço, busque estruturar um ambiente onde os clientes sejam atraídos. Principalmente no meio digital, esta é uma estratégia altamente eficiente, pois de maneira indireta, já torna o público alvo mais delimitado. Com isso, sua estratégia de vendas será totalmente focada em pessoas com possibilidades de serem clientes, tornando o processo de vendas mais produtivo e efetivo, evitando o desperdício de energia e de dinheiro. Existem diversas maneiras de fazermos isso, seja através de conteúdo relevante, das redes sociais, de e-mail marketing ou de qualquer outra forma que faça com que os clientes sejam atraídos para o produto ou serviço que você procura. Para que você tenha uma ideia do poder que a atração tem, o Google recebe cerca de 45 mil pesquisas por segundo no mundo todo. Se dentro deste contexto, sua empresa estiver bem posicionada, teremos um impacto muito grande em termos de vendas, pois você receberá um tráfego qualificado e segmentado. Em termos de vendas, hoje nada se mostra mais eficiente do que boas estratégias de atração. E neste sentido, conteúdo é fundamental!

2. Entenda como seu cliente se comporta

Quem entende como seu cliente se comporta em sua empresa? Há algum setor ou pessoa que tem uma clareza do perfil dos clientes? Que busca entender de que maneira ocorrem as decisões de compra? Você já parou para se perguntar o que faz as pessoas escolherem seu produto ou serviço e não o dos concorrentes? Este é um ponto fundamental para mudar e tornar sua estratégia de vendas muito mais eficiente e produtiva. É a velha máxima de que não devemos oferecer melancia para quem quer comprar laranja! Qualquer estratégia de vendas deveria ter isso como base, mas não é o que vemos na maior parte dos casos, pois as empresas têm uma tendência forte de não usar dados concretos sobre o comportamento do consumidor. Se isso for alterado, não apenas a estratégia de vendas será muito mais eficiente, como também toda a questão do marketing e da publicidade serão melhorados. Além disso, seu produto ou serviço poderá ser aprimorado com enfoque neste tipo de cliente, o que torna sua marca cada vez mais forte. Isso na verdade não deveria ser algo que venha a mudar sua estratégia de vendas, mas sim, algo que foi a base da construção da marca. Salvo raros casos, você não vai conseguir abraçar o mundo, pois as pessoas têm perfis e gostos diferentes. Trabalhe com quem realmente vai te trazer retorno, pois com isso, você ganha em produtividade e lucratividade!

3. Utilize um funil de vendas específico

Apesar de encontrarmos diversos modelos de funil de vendas na internet e em cursos, não devemos usar sempre o mesmo. Cada tipo de situação pede uma estratégia diferente. Não que você precise inventar algo do zero, mas você pode vender a mesma coisa, de formas diferentes. Utilizar bônus, prazos, promoções e conteúdo diferentes, fazem com que você consiga atingir as pessoas de formas diferentes. Por exemplo, ao invés de usar apenas o Facebook ou e-mail para se relacionar, tente o YouTube ou outra rede social. Isso muda o contexto e pode trazer resultados muito melhores!

4. Mensure e otimize o que dá certo!

Nenhum público se comporta da mesma forma. Neste sentido, é muito importante que você mensure cada estratégia e entenda por que ela deu certo ou não. Isso fará com que você tenha dados importantes em mãos, que poderão ser a base de sua mudança de estratégia de vendas. O que deu certo, pode ser otimizado e o que não deu, em alguns casos, eliminado. Isso te trará economia de recursos e de tempo!

Perceba que sua estratégia de vendas pode ser alterada de diversas formas e que o comportamento do consumidor precisa ser a base. Sem isso, suas vendas correm o risco de fracassarem! Em meu blog, o você vendendo mais é possível encontrar diversos conteúdos que te mostram como vender mais, confere lá!

Tags:
Fabio Nascimento

Minha missão é ajudar empresários e proprietários de pequenas e médias empresas a aumentarem suas vendas, lucros e levarem seus negócios a outros patamares, através de estratégias de sucesso online de marketing e vendas para produtos e serviços.

  • 1

You Might also Like