Digite para buscar

Marketing de guerrilha e os “duelos publicitários”

Camilla Ferreira 24 de Março de 2016
Share

Não há nada mais emocionante no mundo da publicidade, quando duas marcas rivais resolvem duelar em anúncios. A criatividade se torna uma arma indispensável, e quando ela entra no ringue, não sobra espaço para os golpes baixos.

Recentemente, a rede McDonald’s na França, resolveu de uma maneira bem divertida, enfatizar que conta com mais de mil unidades no país, enquanto seu concorrente, o Burguer King, tem apenas dez. Para comprovar esse dado, colocaram duas placas em uma rodovia, ambas indicando as lanchonetes mais próximas dali. O resultado? Para chegar ao McD, o cliente percorreria apenas 5km, mas para encontrar um BK, seriam 258 km.

mcdonalds-directions

Após o lançamento desta ação divertida, todos aguardaram pela resposta do Burguer King. E ela veio em grande estilo: a marca entrou na brincadeira e deu um final para essa história. No comercial criado pelo BK, um casal passa pelo drive thru do McDonald’s, mas só para tomar um café, já que a viagem será longa até chegar ao Burguer King. Confira o resultado aqui:

Não é a primeira vez que os fast foods se comunicam através de anúncios. Em 2015, o Burguer King tentou uma trégua com seu concorrente no Dia da Paz (21 de setembro), com a união dos dois hambúrgueres mais famosos das redes. O concorrente não aceitou a proposta.

Outros duelos também já se tornaram clássicos no mundo da propaganda, como por exemplo Coca Cola vs Pepsi.
No Halloween de 2013, a Pepsi lançou um anúncio um tanto pouco inusitado: a sua lata fantasiada de sua rival, contendo a seguinte frase “desejamos um Halloween assustador para vocês”.

É claro que a concorrente não ficou sem resposta. A Coca usou a mesma imagem, porém alterou a frase para “todo mundo quer ser um herói”.
original_coke
Existem também comerciais que representam esse confronto dos refrigerantes. Assista:

A Netflix não fica de fora dessa lista. Quando a Amazon declarou que iria desenvolver um serviço de streaming de TV, e que suas entregas seriam feitas por drones, a empresa logo se manifestou em um tom humorístico e sarcástico.

Os duelos não acontecessem, necessariamente, só em comerciais. Eles também migram para as redes sociais, como é o caso de Oreo vs Kit Kat. No ano de 2013, no twitter, a internauta @Laura_ellenxx tuitou: “Posso dizer que gosto muito de chocolate quando sigo @KITKAT e @Oreo ao mesmo tempo hahahaha”.
Ao ver o tweet, Kit Kat já reagiu e chamou o Oreo para disputar a preferência da moça: “A briga pela afeição de @Laura_ellenxx começou. @oreo, é a sua vez”.
A marca teve uma resposta bem criativa:

No Brasil, SBT e Record disputam a vice-liderança de audiência. No ano passado, a emissora de Sílvio Santos permaneceu em segundo lugar, e provocou a concorrente com este anúncio:

15349112

Ao contrário das batalhas anteriores, a Record não deu nenhuma resposta a provocação.

Tags:
Camilla Ferreira

Estudante de Publicidade e Propaganda na UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais). É redatora na Agência Fun, ama música, pizza e pugs (mas até hoje, só teve gatos). Sagitariana, não recusa o bom humor e nem uma boa oportunidade.

  • 1

You Might also Like