Digite para buscar

Springfield é logo ali!

Dayanna Pacheco 12 de Abril de 2016
Share

 

A série ‘Os Simpsons’ nos diverte desde 1989 e se tornou o sitcom que está há mais tempo no ar na TV norte-americana. Atualmente a exibição ocorre em mais de 100 países e 50 idiomas! Será que tem fãs, hein, hein, hein?

As histórias de Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie viraram um clássico e já garantiram 27 prêmios Emmy, uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood e a inserção da expressão usada por Homer – “D’oh” – no Dicionário de Inglês de Oxford.

simpsons-02

Não há como negar que Os Simpson é um sucesso pelo humor ácido, pelo desprovimento de pudores e pela imersão no cotidiano de uma família classe média americana com suas paixões e neuroses.

Outra peculiaridade da série são as teorias que a envolvem. Em 2012 a notícia de que a famosa Springfield ficava no estado do Oregon foi comemorada, mas o criador de Os Simpsons tratou de desmentir o burburinho: “Eu nunca disse que a cidade ficasse em Oregon!”. Em uma outra oportunidade, numa entrevista à Revista Smithsonian, Matt Groening reforçou e enfatizou que a cidade não teve inspiração em um lugar específico ‘(…) Eu também descobri que Springfield era um dos nomes mais comuns para cidades nos EUA. Antecipando o sucesso do show, eu pensei: Isso vai ser ótimo, cada um vai pensar que é a sua Springfield. E as pessoas realmente imaginam que a cidade da série é a Springfield que conhecem.’

Não bastasse o criador desmentir, foi preciso que o nosso garoto Bartolomeu Simpson se valesse do famoso quadro-negro na tradicional vinheta de abertura para escrever o seu castigo/comunicado: “The True Location of Springfield is any state but yours” ou “A verdadeira localização de Springfield é qualquer estado, menos o seu””. 

Ah… Mas quem não gosta de especulações, suposições e afins? Bem, então vamos à elas:

  • Há que diga que os personagens teriam os mesmo nomes da família de Groening: o pai dele se chamava Homer (homenagem ao poeta grego Homero), a mãe; Margaret e as irmãs Lisa e Maggie;
  • Bart seria o ‘alter ego’ do próprio autor;
  • Alguns personagens teriam os mesmos nomes de algumas ruas da sua cidade (reverendo Lovejoy, valentão Kearney e o amável vizinho Ned Flanders);
  • Inclusive o endereço dos Simpsons (Evergreen Terrace, 632) seria o mesmo da casa onde Groening teria passado a infância!

 

Não há como negar a curiosidade atiçada nos vários episódios em que a família quase revela a localização… mas vamos confessar uma coisa: esse mistério eterno é um dos pontos-chave da série! Agora é só esperar o próximo episódio com a companhia de uma caixa de Duff.

Fontes: Veja, Megacurioso e G1.

Dayanna Pacheco

Goianiense (sem pé rachado mas que adora pequi e pagode) que encontrou na publicidade a melhor forma para justificar os insights diários nada convencionais sobre os mistérios do universo, do cotidiano e da decoração doméstica.​

  • 1