Digite para buscar

Quando o engajamento falha – Google e o dia da mentira

Bia Vasco 18 de Abril de 2016
Share

Google 1° de Abril

Nosso amado Google sempre teve brincadeiras e estratégias de engajamento, mudanças no visual da home, Maps filmes/séries, Youtube e busca com vários Easter Eggs.

Easter Eggs, lembram?

Google Chrome quando a internet cai aparece o joguinho do Dinossauro (da pra jogar apertando espaço)

Busca: “tilt” (a página treme), “Do A Barrel Roll” (jogo Star Fox 64) (a página gira),, “Zerg Rush”(jogo  Starcraft) (Letrinhas comem sua pesquisa),  blink html (essas palavras piscam), “google sphere” (links rodam) em estou com sorte “google gravity” (cai tudo)…

Busca de imagens: “Atari Breakout”

Youtube: “Use the Force, Luke”, “Do the Harlem Shake”, “doge meme”

Maps: Procurando por 44 14’39.77″N 7°46’10.71″ com zoom (você verá um coelho).

Procurando por 47.110579, 9.227568 e ativar o Street View, poderá ver uma pequena amostra do paraíso entre as nuvens

Maps filmes/séries: Doctor Who!, Batman, Harry Potter… *__*

Mas enfim, parando as brincadeiras geniais, e largando o teclado de lado…

Nosso amado Google, nesse 1° de abril exagerou um pouquiiiiinho na interação.

Esse ano foi inserido um botão no gmail, o “Mic Drop”. (soltar o microfone), um termo usado nos EUA, geralmente em batalhas de rap para o fim de uma discussão. Pra nós seria algo como “E tenho dito”, a “lacrada”. Ironicamente terminamos a conversa.

O GIF enviado era um Minion largando o microfone e saindo de cena, e após o envio o usuário para de receber respostas para esse email.

giphy min(1)

Botão

Texto oficial do Google sobre a instalação do botão

“Today, Gmail is making it easier to have the last word on any email with Mic Drop. Simply reply to any email using the new ‘Send + Mic Drop’ button. Everyone will get your message, but that’s the last you’ll ever hear about it. Yes, even if folks try to respond, you won’t see it,”

Tradução livre:

Hoje, o Gmail está tornando mais fácil que você tenha a última palavra (o que explica bem a expressão “drop the mic”). Simplesmente responda a qualquer email usando “enviar + Mic Drop”. Todo mundo vai receber sua mensagem, mas vai ser a última vez que vai ouvir falar sobre isso. Sim, mesmo que alguém responda de volta, você não vai ver.

O botão ficava ao lado do “Enviar” e muita gente se confundiu.

“Aaah, mas ai foi falta de atenção da pessoa….”

Poderia ser isso mesmo (o que não justifica um botão aleatório estar ali), o que acontece é que devido a um bug, o gif foi enviado mesmo sem usar o botão. =/

Depois de causar inúmeros constrangimentos e raiva, mostrado nas redes sociais, a empresa desativou o botão.

Algumas reclamações

Eram orações e condolências =’(  

oração e condolencias

“Sou um escritor e tinha um prazo a cumprir. Enviei os artigos para minha chefe e não recebi mais o retorno dela”, escreveu o usuário no fórum. “Ela levou a mal o envio do GIF. Achou que eu o enviei por achar que suas sugestões eram insignificantes.” (Allan Pashby)”

Esse homem PERDEU O EMPREGO. Socorro!

entrevista

“Eu acabei de enviar um e-mail à primeira pessoa que quis me entrevistar em meses. Cliquei no botão errado e enviei o ‘mic drop’. Bem, acho que não vou conseguir esse emprego. Palavras não podem descrever como estou irritado. Estou tremendo. Um clik, um click e perdi meu emprego. Inferno! Não foi engraçado, Google. Vou chorar agora”

A resposta do Google

“Parece que nós fizemos a pegadinha em nós mesmos esse ano. Por causa de um bug, o Mic Drop foi usado de forma errada e causou mais dor de cabeça do que risos. Nós sentimos muito, de verdade. Desligamos essa função. Se você ainda pode vê-la, atualize sua página”.

A “brincadeira” do Google esse ano não fez muita gente rir. =/

Não foi só o Google que entrou no clima e trouxe repercussão negativa, a Netflix anunciou por exemplo que disponibilizaria “Game of Thrones” (HBO), deixando muitos eufóricos e depois decepcionados. Porém não foi tão grave quanto o Gmail né.

GOT

É difícil trabalhar com humor, mesmo com planejamento sempre existe um risco grande de dar algo errado. Crença, beleza e humor são relativos.

Vale lembrar também que “mentir” mesmo que de brincadeira, pode tirar a credibilidade ou segurança na marca.

Aquele pensamento: “Google nós te amamos, mas não faça mais isso”,

Já imaginou a brincadeira continua e enviamos gifs “bonitos” no “Dia do sexo” ? O.o

 

 

Bia Vasco

I'm fabulous! Publicitária, Analista de Maketing e designer (as vezes). Apaixonada por conteúdo digital, neuromarketing e neurolinguística. Praticante de artes circenses aéreas, dançarina e atriz (interrompida). A "Multi mulher" e "multi profissional" mais amorzinha que você irá conhecer. Prazer, Bia. ?

  • 1