Digite para buscar

Entenda o que são e o que o Facebook nos ensina sobre os “Chatbots”

Fernando Felix 22 de Abril de 2016
Share

Capa

Recentemente o Facebook anunciou na sua Conferência F8, que irá lançar os chatbots. Os chatbots são “bots” criados para relacionamento. O principal objetivo desses “bots” é criar uma maior interação entre consumidor e empresa. Esses robôs estão ganhando mais notoriedade e já fazem parte de alguns aplicativos como Telegram, que já oferece a criação de bots.

Muitas outras empresas estão atentas ao potencial desses robôs e revolução que eles podem causar na comunicação. É o caso da Microsoft, o Whatsapp e agora o Facebook dentro da Plataforma Messenger com os chamados Messenger bots.

A preocupação dessas empresas em buscarem novas soluções de comunicação com o cliente refletem a importância de um bom relacionamento cliente e empresa. O Facebook, buscando sempre inovar no processo de comunicação, nos ensina com os Chatbots algumas lições importantes.

Relacionamento é a bola da vez
Comunicar-se hoje em dia é essencial, tornou-se uma exigência nesse mundo. E no mundo virtual a comunicação é mais evidente ainda. O Facebook é centrado na comunicação entre as pessoas. O relacionamento entre as pessoas é que alimenta a rede. No mercado também é assim, o relacionamento entre cliente e empresa é a chave do negócio. Um bom relacionamento gera bons resultados para empresa e abre novas portas. Vendas são oriundas de um relacionamento e quanto mais isso for trabalhado, melhores serão os resultados. O chatbots que em breve o Facebook irá lançar é uma demonstração da preocupação da empresa com o relacionamento entre as empresas e seus clientes. É uma maneira de aproximar mais ainda os dois e consequentemente gerar vendas.

Automatização dos processos
Uma das vantagens dos bots é a possibilidade de automatizar os processos. A automatização dos processos agiliza a execução de atividades e torna todo o processo mais rápido e enxuto.
Os chatbots facilitam a comunicação com respostas programadas. Se alguma pessoa já consegue vender de forma automatizada, enquanto janta com os amigos, a tendência é que ocorra com mais frequência e essa geração automática de vendas aumente.

Os chatbots tornam o processo automizado e preenchem diversas lacunas vazias no processo de comunicação, principalmente quando falamos de empresas que tem um déficit nessa área. O Facebook Messenger poderá ser a solução para muitas empresas.

Interação com o cliente é fundamental
Não se vende sem se comunicar, que fique bem claro isso. A comunicação exige uma proximidade e uma interação necessária entre cliente e empresa. O Facebook Messenger já é uma ferramenta que proporciona a interação, porém essa interação pode melhor ainda mais com os chatbots.

A interação atrai e engaja aproximando as empresas e seus clientes. Vai depender de a empresa saber utilizar bem seus recursos propiciando a interação e gerando mais vínculos com o cliente.

De certo modo, os Chatbots são uma inovação que está disponível para o mercado e que objetiva trazer melhorias e eficiência no processo de comunicação. O facebook nos ensina com os chatbots que o cliente precisa ser agradado, as atenções precisam ser voltadas para eles. O Facebook Messenger agora com sua plataforma beta, deixa mais ainda evidente que os bots são facilitadores não substituindo todas as interfaces de comunicação com o consumidor. Porém, são soluções criativas para facilitar o processo de compra, diminuindo a exigência de aplicativos ou o acesso a sites e outras interfaces.