Digite para buscar

Já pensou que ela pode gostar tanto de futebol quanto você?

Houari Morais 20 de junho de 2016
Share

A Heineken é figurinha carimbada aqui no blog Plugcitários, mas, convenhamos, eles fazem por merecer! E olha que eu nem gosto de cerveja, mas tenho que dar o braço a torcer. Os caras sempre fazem uma propaganda mais incrível (para não falar um palavrão) que a outra.

No último domingo, dia 05 de Junho, a marca divulgou em sua página oficial no facebook, a Heineken Brasil, o vídeo intitulado The Cliché, que está causando um “fuzuê” nas redes sociais, principalmente com o público feminino.

Antes que eu comente alguma coisa e acabe dando spoilers indesejados que podem estragar sua experiência com a peça, clique aqui e assista.

Animal né?

Confesso que fui surpreendido pelo desfecho do vídeo, assim como muita gente. Sinal de que a marca acertou em cheio na forma como direciona o pensamento do público ao distorcer clichês que costumamos ver nesse tipo de propaganda.

Pensar que mulher não gosta de futebol, que não entendem e até que atrapalham quando vamos assistir a uma partida, são só alguns exemplos desse tipo de preconceito mais do que equivocado. Já ouviu falar na Marta Vieira da Silva, mais conhecida como Marta? Ela não só joga futebol profissional no clube FC Rosengard da Suécia e pela seleção brasileira, como também já ganhou o prêmio de melhor jogadora do mundo APENAS cinco vezes consecutivas. E você?  Ganhou quantas?

Futebol é coisa de mulher, sim senhor!

Aliás, um aviso para as marcas que ainda pensam o contrário: já estamos em 2016 tá? Bora dar F5 nesse mindset aí.

A própria Heineken já “pisou na bola” (com o perdão do trocadilho) em uma de suas campanhas. Em 2014, a marca promoveu uma liquidação de sapatos na mesma hora da final da UEFA Champions League e brinca no comercial dizendo que, enquanto as mulheres compram, os homens podem assistir a partida e todos saem felizes. Obviamente não pegou nada bem com a mulherada.

O importante é que a empresa aprendeu com o erro e esse ano se redimiu brilhantemente.

Ponto positivo também para os casais do vídeo porque dão um show à parte. Segundo a marca, eles não sabiam que estavam participando de um vídeo e todas as reações registradas são espontâneas.

Verdade ou não, é impagável ver a cara dos homens quando encontram no cardápio o convite para assistir o jogo no evento da Heineken e o vale SPA, para poder se livrar das parceiras. Dá para ver no rosto deles que estão pensando em como despachar as namoradas sem levantar suspeitas. Um namorado cara de pau fala que ficou um tempão pesquisando para poder comprar o voucher do SPA e outro chega a dizer que a namorada precisa de um tempo só para ela, porque está muito carregada (risos).

Seja um pedido de desculpas da Heineken ou mesmo só uma vingança contra os homens, essa peça é genial não só por surpreender o público, mas por passar uma mensagem extremamente poderosa sobre um tema muito atual: empoderamento feminino.

Uma baita lição em todos os sentidos.

Houari Morais

Sou um cinéfilo declarado, nerd de carteirinha, amante da comunicação e eterno curioso. Busco as respostas da vida, mas o Google me diz existirem aproximadamente 12.200.000, então não tá fácil. Uso chinelo de dedo com meia, já pulei na piscina sem lembrar de tirar a pochete e tenho a incrível habilidade de comer uma pizza sozinho. Carrego comigo a grande responsabilidade de ser, muito provavelmente, o único “Houari” que você conhecerá em sua vida. Por isso faço o máximo para ser o melhor “Houari” possível.

  • 1