Digite para buscar

Estratégias de um conteúdo viral

Fernando Felix 23 de junho de 2016
Share

Com a internet a criação de conteúdo se tornou absurdamente gigante. Todo mundo quer criar seu próprio conteúdo e mostrar para o mundo. A diferença é que nem tudo que a gente cria ganha visibilidade, entretanto quem trabalha com marketing necessita de visibilidade a todo instante.

E a verdade é que nunca conseguiram criar uma estratégia com 100% de acerto para tornar um conteúdo viral. Ainda assim, é possível por meio de algumas estratégias chegar mais próximo de criar um conteúdo e torná-lo viral.

Seja emotivo, conte histórias

Uma das técnicas mais usadas nos últimos tempos pelas empresas é a chamada storytelling que resumidamente é a capacidade de contar histórias relevantes. Nos últimos tempos Storytelling se tornou a palavrinha chave de muitas empresas que querem atingir o consumidor sensibilizando-os. Ser emotivo é parte do processo de contar uma boa história e atingir o lado humano sentimental de cada um de nós. Veja o exemplo desse comercial tailandês que apostou no Storytelling e conseguiu emocionar o mundo com um vídeo que viralizou.

Tenha uma identidade

Seu negócio tem uma identidade que o diferencia das demais. Da mesma forma funciona na criação de conteúdo viral. Ter uma identidade própria favorece a diferenciação e ignora a mesmice. As pessoas procuram algo novo ou que os identifique perante a maioria.

Aproveite que seu produto fala com um nicho específico e produza conteúdos específicos para seu público. Nesse caso não significa se fechar, mas atingir um público que vai se identificar e compartilhar ajudando a viralizar o seu conteúdo.

Crie conteúdo com propósito

Propósito sempre leva você a um lugar e um objetivo. Estabeleça um objetivo e tente capturar o momento aproveitando todas as oportunidades que aparecem. Se um conteúdo é relevante as pessoas procuram mais sobre esse assunto e tudo relacionado. Produza o que tem relação e tente direcionar parte daquele público para você.

Nesse ponto a estratégia é bem mais visível e envolve usufruir ao máximo do que está bombando na rede. Conteúdo viral pode gerar outro conteúdo viral que vai criando uma bolha, usufrua disso.

Imagem 1

Gere debates

Quem nunca publicou algo que todo mundo quis opinar? Ou resolveu falar algo que gerou debates acalorados? Gerar tumulto é uma boa dica pra criar um conteúdo que viraliza. É muito comum no youtube ver vlogs criando vídeos com suas opiniões sobre assuntos que estão bombando no momento. Alguns até gostam de ser contrários com o objetivo de ganhar o público que não concorda com algo.

Conclusão

Uma das grandes vantagens de criar conteúdo viral é ter uma estratégia barata ao seu favor. É possível ter um conteúdo viral usando as estratégias, meios e buscando os meios certos. O conteúdo viral consegue gerar um engajamento das pessoas com a marca/produto/conteúdo. Escolher o canal certo também facilita a criação desse tipo de conteúdo, isso porque cada canal apresenta um tipo de público diferente e que age de forma diferente.