Digite para buscar

Analytics, medindo objetivos, negócios….

Bia Vasco 19 de julho de 2016
Share

Inicio com a frase de William Deming,

“O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado.”

Um dos diferenciais de campanhas on e off-line, está em mensurar dados, nesse quesito em geral, as campanhas on são muito mais assertivas e com um leque muito maior de informações.

Ali há informações preciosas, relevantes e que fazem toda a diferença. Sua ferramenta guia, a “lanterninha” que vai te ajudar a seguir pelo túnel escuro.

Com o uso de ferramentas assim, é possível enxergar pontos importantes que contribuem para um bom planejamento.

Deixando bem simples:

Objetivo > Execução> Resultado

Onde as análises permitem enxergar cenários, públicos e possibilidades relacionadas a seus objetivos, acompanhar a execução (corrigindo erros se for preciso), e no final verificar o resultado que esta ação trouxe.

Algumas ferramentas conhecidas para mensurar dados:

  • Google Analytics
  • Adobe Analytics
  • WebTrends
  • IBM Digital Analytics
  • Comscore Digital Analytix …

 

Geralmente somos mais impactados pelo “Google Analytics” pois essa ferramenta além de já ter credibilidade por ser Google, é eficiente em conjunto ao Adwords e Adsense

… e gratuita $$$

Além disso, há muitas informações sobre o uso de fácil acesso. (Y)

Ferramentas de mensuração possuem uma lógica que vai variar de acordo com a necessidade e não existe um relatório específico que atenda a todos.

Analisar é uma necessidade tão grande que hoje redes sociais, gerenciadores diversos, e e-commerces já possuem seus próprios “Analytics” dentro das plataformas, como o “Facebook Insights” por exemplo.

Com rastreamento é possível ter noções sobre a eficiência das suas estratégias, qualidade do seu conteúdo, o quão relevante você é e se você vale a atenção de quem está online.

Taxas de abandono, tempo de navegação, engajamento, compartilhamento em redes, produtos que chegaram ao carrinho de compras (comprados, abandonados, cancelados), são exemplos de pontos importantes e que devem ser constantemente analisados.

Quando falamos em objetivos, se usarmos como exemplo ‘negócios online’, hoje temos alguns modelos como:

  • Transacional – direcionar os visitantes na compra de produtos ou serviços;
  • Conteúdo – Atrair visitantes para visitas repetitivas e que explorem o site em profundidade;
  • Geração de Negócios – Capturar informações sobre os visitantes para futuros contatos;
  • Suporte a clientes – Responder de maneira rápida e eficaz os problemas dos clientes.

E dentro desses modelos é inevitável a criação de análises.

Gostaria de poder montar um tutorial, mas como eu disse, existem vários tipos de situações e relatórios. Pra quem quer saber mais sobre esses dados, o Google disponibiliza o conteúdo completo e apesar de existirem ferramentas diferentes, a referência de mecânica é a mesma.

No canal oficial do Google Analytics  foram criados pequenos vídeos, a série

“Google Analytics in real life” que mostram com cenas cotidianas a importância das análises quando se lida com pessoas.

Landing Page Optimization

“Você está distraindo seus clientes, e impedindo-as de comprar o que eles realmente querem em seu site? Este vídeo humorístico destaca como alguns erros na experiência de compras on-line seria se eles realmente jogado para fora na vida real.”

Sites de Busca

“Qual é o obstáculo entre encontrar o leite semi-desnatado e leite desnatado-semi? Confira este vídeo e saiba como melhorar a pesquisa do site pode ajudar. Este vídeo humorístico destaca como alguns erros na experiência de compras on-line seria se eles realmente jogado para fora na vida real.”

Compras on line

“Compras on-line é feito para ser fácil. Descubra onde seus clientes estão “check-out” com o Google Analytics.”

Você que tem conteúdos, produtos, e serviços online, está prestando atenção nisso?  ;)

Fonte: Curso Google Analytics Comschool.

Bia Vasco

I'm fabulous! Publicitária, Analista de Maketing e designer (as vezes). Apaixonada por conteúdo digital, neuromarketing e neurolinguística. Praticante de artes circenses aéreas, dançarina e atriz (interrompida). A "Multi mulher" e "multi profissional" mais amorzinha que você irá conhecer. Prazer, Bia. ?

  • 1