Digite para buscar

A reinvenção da publicidade tradicional no mundo digital

Fernando Magnus 11 de agosto de 2016
Share

É inegável que o avanço tecnológico vem impulsionando a reinvenção da forma como a publicidade é praticada atualmente. Clientes que antes recorriam aos tradicionais veículos de comunicação, dentre eles a televisão, rádio, impresso e mala direta, passaram então a vislumbrar o universo digital como principal canal de comunicação para anunciar produtos e serviços.

Dentre tantos desafios enfrentados por profissionais e agências de publicidade, surge um grande questionamento: A publicidade tradicional irá morrer? É pouco provável que haja uma resposta concisa e esclarecedora. A batalha entre mídia tradicional x mídia online tem deixado muita gente de cabelo em pé, e é exatamente nesse contexto que surge o “Digital Influencer” (influenciador digital).

imagem 01

Trata-se de profissionais, figuras públicas ou mesmo web-celebridades que exercem um enorme poder de persuasão e são considerados verdadeiros formadores de opinião na internet. Dentre os nomes de destaque desse seleto grupo, encontra-se Thaynara OG, Hugo Gloss, Kéfera, Camila Coutinho, Thassia Naves entre outros.

Centenas de empresas passaram a enxergar nos nomes citados anteriormente como uma verdadeira ‘mina de ouro’, afinal quem não quer alcançar de forma abrangente novos consumidores apenas pagando por postagens, tuitadas ou vídeos publicados nas mídias sociais?

Entretanto, mais que atingir milhares de pessoas de forma tão prática e eficaz, é preciso realizar pesquisa de mercado e segmentação do público alvo. Com a mudança comportamental do internauta, a aplicação de novas estratégias passou a ser regra fundamental para promover a identificação de novos consumidores.

Não basta apenas escolher um youtuber levando em consideração os milhões de visualizações em seus vídeos ou mesmo mesmo uma blogueira por conta dos milhares de seguidores em seu perfil no Instagram, acima disso é preciso identificar o real engajamento de tais profissionais e saber se de fato o público alvo que o cliente procura é o mesmo que segue o digital influencer.

O fato é que quando é realizada a escolha correta de influenciadores digitais utilizando mapeamento e outras estratégias, as empresas/marcas ampliam a divulgação de seus produtos e serviços e aumentam seu faturamento.

Fernando Magnus

Workaholic de nascença e estudante de jornalismo no momento. Social media e internauta compulsivo, apaixonado por música, fotografia, séries e livros.

  • 1