Digite para buscar

Que tipo de referência você é?

Tiago Bezerra 9 de junho de 2017
Share

Todo estagiário começa meio perdido, sem saber o que fazer, pra onde ir e o mais importante: como ir? Ter um profissional como referência para guiar nessas horas é fundamental.

Minha primeira referência foi o Redator Rodrigo Pegoretti. Ele foi uma espécie de primeiro “mentor” no meu primeiro estágio. Tive sorte. Lembro que fiquei uma semana sentado do lado dele vendo ele trabalhar. Ele tinha um arquivo de Word aberto com uns 60 títulos para os 30 anos de um cliente. Não estou exagerando. E era um melhor que o outro, mas ele não parava de escrever. Tive mesmo muita sorte.

Depois tive outros bons “mentores”, boas referências. Redatores e Redatoras com muita habilidade com as palavras e com o negócio do cliente. Uns visavam mais os prêmios, outros tinham a estratégia como foco. Costumo dizer que meu estágio foi uma segunda faculdade.

O fato de minha primeira grande referência ter sido um cara tão bom de títulos e frenético por fazer mais e mais e mais, isso me ajudou a nunca me contentar com a primeira ideia e nem com a décima. Se você pode ter 20, 30 ideias, vá atrás delas. Depois você escolhe as melhores e melhora as piores.

Nesses 9 anos de profissão vi muita gente começando, gente desistindo, gente acomodada, frenética, preguiçosa, louca, boa. Mas as que mais me marcaram foram as que tentaram me guiar até as boas referências. Pegoretti sempre dizia pra eu ficar de olho em anuários, ler os títulos, pesquisar os trabalhos. E isso me ajudou a ter critério e saber o que é bom e o que é ruim.

Hoje vejo muita gente reclamando de estagiários perdidos, gente falando que o estagiário não sabe nada. Mas será que você tem sido uma boa referência pra ele? Se o estagiário trabalha com você, é sua responsabilidade ser um bom mentor, dar dicas, fornecer os atalhos.

Porque uma coisa é certa: se seu estagiário ainda não sabe nada, a culpa pode ser sua.

Tags:
Tiago Bezerra

Redator Publicitário e Roteirista apaixonado por tecnologia, música, cinema e tudo que faz o mundo ser mais agradável.

  • 1

You Might also Like