Já pensou se sua marca pudesse chegar para milhares de pessoas com a mesma relevância da indicação de um amigo? Pois é, cada vez mais a opinião de um influenciador digital tem ganhado peso. Os “influencers” são considerados líderes de confiança, capazes de ditar regras, tendências e gerar facilmente um buzz positivo/negativo para a marca do seu cliente.
Mas como encontrar o influenciador ideal para a campanha e que possa te ajudar a alcançar seus objetivos?
Para te orientar, fiz uma lista com 3 ferramentas que já usei e que servirão como ponto de partida para criar relações com influenciadores de qualidade:
Com um modelo simples, que atende desde usuários iniciantes até os mais experientes, ela já conta com mais de +1000 microinfluenciadores cadastrados. É muito prática de usar.
Primeiro você precisa definir todas as características da sua campanha como:
– O que os influenciadores terão que fazer;
– O que vão receber (dinheiro ou permuta);
– De quais áreas de interesse (tecnologia, gastronomia, moda, entre outros);
– De onde são (SP, RJ, RS, MG etc).
Depois que a sua campanha for publicada, vários usuários receberão a proposta e vão se candidatar à ela (caso queiram). É nesse momento que você irá selecionar quem melhor se encaixa à proposta de empresa e fechar a negociação.
No final da campanha, você ainda recebe um gráfico da performance. Tudo isso deixou muito mais simples a nossa tarefa, que normalmente levaria muito tempo e uma grande mão de obra se fosse feita manualmente. Essa ferramenta atende apenas o Instagram.
2. Hubble
Considero essa plataforma mais focada em agências e clientes grandes que queiram gastar um pouco mais. Para se ter uma noção, Neymar está nela. A parte técnica é a mesma: é possível encontrar o influenciador por nome, target, afinidades, perfil e territórios – o diferencial está no acesso a mailing, contatos sem intermediários e a inclusão de outras redes sociais. Em contrapartida, é tudo manual.
3. Celebryts
Uma plataforma completa que facilita o nosso trabalho de encontrar e contratar o influenciadores de nível macro, nicho ou até mesmo um micro.
Como as demais, existe uma ferramenta de pesquisa que realiza o filtro, mas gostaria de listar apenas as que achei interessante: palavras-chave, número de inscritos, média de visualizações, alcance em todas as redes sociais e últimas empresas no qual seu futuro influenciador já fez alguma parceria.
Depois de escolher seu influencer, é só iniciar a contratação e aguardar a aceitação ou uma nova contraproposta. Raramente ela é negada. Caso queira, você pode pedir um orçamento ou um mídia kit. Em contrapartida, é tudo manual.
Existe mais alguma aplicação que faça parte de sua lista? Compartilhe nos comentários!