Digite para buscar

Por que um comercial é tão caro?

Tiago Bezerra 29 de Janeiro de 2018
Share

Para entender por quê um comercial ou filme publicitário é tão caro, primeiro a gente tem que aceitar que, se é filme, tem técnicas de cinema; e fazer cinema dá trabalho.

Isso que o grande cineasta brasileiro Glauber Rocha falou de “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça” é uma frase linda. Mas não é bem assim que acontece. Uma outra frase do mundo do cinema que gosto muito é “ninguém faz cinema sozinho”.

Só para você ter uma ideia, um SET de filmagem é composto por vários profissionais com especialidades diferentes. Alguns SETs chegam a ter 15 ou 20 profissionais em uma produção, entre aspas, simples.

É sempre bom mostrar exemplos, não é? Então vamos a um: esse comercial criado pela AlmapBBDO para Havaianas é um filme simples. Certo? Nada demais. Olha aí.

Viu? “Simples”. Três atores, uma locação fácil de encontrar, à luz do dia. Contudo, tem um detalhe que você não consegue ver: o SET. Os bastidores de uma produção audiovisual ficam escondidos atrás da câmera. Sem ele nada acontece.

Por alto, fazendo de uma maneira enxuta, uma produção dessa precisaria de uma lista de equipamentos e profissionais. Vamos à lista? Só o que eu consegui ver, como eu disse, por alto, esse filme ou comercial teve: Diretor de Cena, Produtor Executivo, Coordenador de Produção, Assistente de Produção, Diretor de Fotografia/Operador de Câmera, 1º Assistente de Câmera, 2º Assistente de Câmera, Eletricista, Assistente de Eletricista, Diretor de Arte, Contrarregra, Figurinista, Assistente de Figurinista, Produtor de Casting, Cabeleireiro/Maquiador, Técnico de Som Direto/Microfonista, Editor/Montador.

Fez as contas? E nem citei lentes da câmera, equipamentos de luz, transporte com motorista, alimentação, etc. Aí você soma tudo isso aí ao cachê do elenco e… tchãraaaannnn! Um valor alto, não é? Para grandes anunciantes, nem tanto. Mas para os menores, é um baita investimento.

Tiago Bezerra

Redator Publicitário e Roteirista apaixonado por tecnologia, música, cinema e tudo que faz o mundo ser mais agradável.

  • 1