Digite para buscar

Equipe multidisciplinar põe em risco o critério?

Tiago Bezerra 23 de Fevereiro de 2018
Share

Há muito tempo ouvi o PJ Pereira (ídolo) falando muito bem sobre a importância das Agências terem uma equipe multidisciplinar. Mas como fazer isso sem pôr em risco o critério criativo?

Na ocasião (2013), a Pereira & O’Dell tinha acabado de ganhar um Emmy® Awards com a série ‘The Beauty Inside’ criada para Intel + Toshiba. Pensa nisso, uma propaganda veiculada no Youtube ganhando prêmio de entretenimento para TV. Um luxo para poucos e um feito absolutamente incrível.

Em entrevista para alguém que não me lembro agora, PJ disse que o segredo desse sucesso era pensar na Criação de uma forma cada vez mais global e multidisciplinar. Parte da solução seria, então, montar uma equipe de Criação variada. Em vez de só pensar em Redatores e Diretores de Arte, incluir Programadores, Engenheiros, Roteiristas, Ilustradores, etc. Uma Liga da Criatividade, ativar. E se você ainda está se perguntando se isso funciona, leia novamente o segundo parágrafo deste texto.

Contudo, não basta abrir processo seletivo na Agência e sair contratando de qualquer jeito. Porque de nada vai adiantar ter um Super Desenvolvedor na equipe criativa se ele não tem o mínimo de critério. Portanto, é importante se preparar para receber esses profissionais que têm muito a acrescentar, sem sombra de dúvidas. Mas tanto poder assim sem dar liga não funciona.

Propaganda trabalha com criatividade, assim como várias outras áreas. Porém, cada uma dessas áreas tem peculiaridades que precisam ser entendidas. Os critérios são diferentes e precisam ser seguidos. Compreender isso com clareza muda tudo. E mais: a ideia só é boa se conversa com o público certo. Não basta ser mirabolante, tem que vender.

Como todo tipo de Gestão, montar, preparar e fazer uma equipe de Criação dar certo dá muito trabalho. É preciso estratégia, método, metas de médio e longo prazos e muita paciência.

Esse é um daqueles casos em que a Gestão precisa ser muito mais criativa do que a Super Equipe Multidisciplinar.

Tiago Bezerra

Redator Publicitário e Roteirista apaixonado por tecnologia, música, cinema e tudo que faz o mundo ser mais agradável.

  • 1