Digite para buscar

Bem-vindos à era do guia completo

Tiago Bezerra 19 de Março de 2018
Share

Tolo. Substantivo masculino. Sem razão de ser nem fundamento; ilógico: argumentos tolos. Quem é bobo; pessoa que não é esperta. Com a liberdade digital de poder falar o que quiser, diariamente somos avaliados por tolos.

Estamos vivendo em um tempo onde saber pouco de muito é o suficiente. Isso não é novidade. Muita gente tem feito carreira com conhecimentos rasos sobre tudo. Bem-vindos à Era do Guia Completo.

Os falsos especialistas ganham voz, porque as pessoas de um modo geral têm pressa demais para se aprofundar. Então, qualquer conhecimento superficial que ajude a decorar uma frase solta é suficiente. Se essa frase vier acompanhada do nome do momento, uau! Cara antenado. Vai longe.

Acaba que tudo se torna um ciclo: conteúdo raso para agradar um público raso. A monstruosidade vem depois. Quando os rasos que decoraram 3 ou 4 nomes e uma meia-dúzia de frases se tornam críticos de conteúdo raso. Aí lascou.

Esses críticos de conteúdo raso estão em toda parte. Tive um exemplo pessoal quando mostrei um músico que admiro mandando um puta improviso irado, cheio de out side, escalas diminutas, alteradas e mais um monte de escalas raras de se ver. Tudo com muita coerência e uma agilidade invejável.

O retorno que tive foi um “uhmm OK” e outro vídeo em resposta com um instrumentista incrivelmente rápido, mas só. Era um show de velocidade apenas. A melodia era fácil, sem nenhuma profundidade ou construção harmônica. Mal tinha coerência. Era apenas uma repetição de uma escala menor o mais rápido que ele podia tocar.

Não se engane. Os tolos estão sempre avaliando algo o tempo todo pelos confins da Terra. Não é só na música, ou cinema ou propaganda. Eles avaliam tudo que se pode conseguir conteúdo raso.

Às vezes um comercial com uma ideia inteligente e incrível é criticado negativamente, porque alguém disse em algum e-book ou canal do Youtube que, fazer as pessoas pensarem demais prejudica a atenção do público na internet.

E diariamente esses tolos avaliam nossos trabalhos com argumentos superficiais fora de contexto. E mais tolo ainda é quem avalia essas verdades vazias como absolutas.

Tiago Bezerra

Redator Publicitário e Roteirista apaixonado por tecnologia, música, cinema e tudo que faz o mundo ser mais agradável.

  • 1