Digite para buscar

A inovação começa na cadeira do CEO

Tiago Bezerra 6 de Abril de 2018
Share

Com certeza você já ouviu a expressão “ideia inovadora”. E provavelmente estava relacionada à propaganda em algumas das vezes. Isso porque a propaganda é a ponta do iceberg. É beleza solitária que no fundo pode afundar o navio.

No mercado de comunicação, para alguns, a propaganda é a voz das marcas quando se quer conversar com as massas. Mas o que sai da boca, não é processado antes no cérebro? Então de quem é a responsabilidade da “ideia inovadora”: Anunciante ou Agência? Afinal, o navio não bate na ponta, mas no que não se vê do iceberg.

Imagine que uma marca de cosmético lançou uma base para pele negra. E para divulgar, a propaganda trouxe modelos afro-brasileiras para exibirem a beleza nas telas do país inteiro. O que é inovador nesse caso: as modelos negras ou o produto para pele negra?

Não foi a propaganda que desenvolveu um produto para a pele negra e depois fez um comercial promovendo a inclusão da beleza afro. Antes de tudo isso, teve um departamento de P&D da empresa desenvolvendo a inovação. E, consequentemente, a base, o assunto, o argumento para a propaganda. Por isso não acho justo deixar a inovação nas costas da propaganda.

Não estou dizendo que a propaganda é um instrumento inanimado que simplesmente é usado pelo anunciante. Longe disso. Estou dizendo que se a marca de cosmético não tiver processos de inovação motivados, inspirados em uma necessidade real da população negra do Brasil, a propaganda com esse assunto também não existirá.

De nada adiantaria a ponta do iceberg sem todo o resto. Ou sem o frio, ou sem o mar. Se você é responsável pelo setor de inovação da sua empresa, pense nisso. Se posicione, posicione sua marca, crie novos serviços, sei lá. Faça alguma coisa. Não fique achando que a propaganda vai criar valor de marca para uma marca sem valores.

Acredite em algo, abrace um propósito, levanta da cadeira e vai fazer. O produto ou serviço que sua empresa criar será a base para uma comunicação diferente, inovadora, original. Porque uma coisa é certa: a inovação começa na cadeira do CEO.

Tiago Bezerra

Redator Publicitário e Roteirista apaixonado por tecnologia, música, cinema e tudo que faz o mundo ser mais agradável.

  • 1