Digite para buscar

Como faço para começar a escrever?

Tiago Bezerra 30 de Abril de 2018
Share

Quem nunca se perguntou “como faço pra começar a escrever?”. Se você nunca se fez essa pergunta, parabéns! Você é raridade no mundo. Porque a maioria das pessoas que tentam encarar a temida folha em branco, já sofreu muito tentando encontrar essa resposta.

Depois de horas parado olhando para o teclado, muita gente desiste e decide que isso não é pra elas. Talvez não seja mesmo. Mas não é assim que você vai descobrir. O único jeito de saber se você leva jeito para escrever é escrevendo e submetendo seus textos (no plural) a alguns profissionais experientes (no plural também). Isso porque muitos escritores ou redatores têm opiniões diferentes. Então, é muito importante não parar no primeiro feedback.

Outra pergunta que você deve estar se fazendo agora é: mas afinal, como consigo chegar nesses textos no plural?

Se eu te disser que é muito simples, pode parecer arrogância. Então vou dizer que é muito difícil, contudo, há atalhos.

O primeiro passo é acumular o máximo de informação sobre o assunto que você vai escrever. Tudo. Coisa inútil também. Se for sobre o assunto, leia. Aprenda. Se torne íntimo.

Feito isso, defina o objetivo do seu texto, quem você quer que goste dele. Aí vem a pulo do gato: transforme esse objetivo em uma frase importante. Uma frase impactante. Essa frase tem que ser como um daqueles comentários relevantes em uma conversa madura sobre o assunto.

Depois disso, é só colocar informações seguindo as dicas básicas de coerência e coesão de uma redação de vestibular. Um macete para dar brilho ao seu texto é construir essas informações com palavras que estejam no mesmo universo da sua frase impactante. Aquela que você fez e deixou em CAPS LOCK e BOLD na sua tela.

Acredite, isso vai ajudar bastante. Depois é só ir cortando, melhorando, acrescentando, tirando, cortando, melhorando.

É engraçado que a resposta para “Como faço pra começar a escrever?” é sempre a mesma: escrevendo.

Tiago Bezerra

Redator Publicitário e Roteirista apaixonado por tecnologia, música, cinema e tudo que faz o mundo ser mais agradável.

  • 1