Digite para buscar

O que é craft?

Tiago Bezerra 7 de Maio de 2018
Share

O festival de criatividade mais popular entre os publicitários está chegando. O Cannes Lions 2018 está cheio de novidades, como o fim das categorias de Print, Outdoor e Design que passam a ser subcategorias. Mas o assunto deste texto é uma categoria que ainda gera dúvidas em alguns jovens profissionais: a categoria “Craft”. Você sabe o que é Craft?

Pesquisei a melhor forma de explicar e encontrei no Guia DescompliCannes 2018, escrito por Guilherme da Luz para o Estadão uma ótima para compartilhar com vocês.

De acordo com LUZ (2018), Craft é: “a arte criativa, o talento e a habilidade necessários para oferecer uma solução maravilhosamente executada que traz vida à ideia criativa“. Ainda segundo o autor, em Craft, o júri avalia a execução técnica da campanha, desde a qualidade da imagem, fotografia, ilustração até a edição. O importante é levar em conta a ligação emocional com o trabalho e o que o Craft acrescentou à ideia, contribuindo na qualidade da execução.

E dentro do que o Guia DescompliCannes chama de “pilar Craft”, há 3 categorias, sendo duas delas, as que tenho mais expectativa este ano:

1 • DIGITAL CRAFT LIONS

Digital Craft Lions celebra a arte tecnológica. Os trabalhos devem demonstrar forma e função excepcional em um contexto digital; ou seja, um trabalho com design impecável, execução magistral e excepcional experiência do usuário, criado para todos os ambientes digitais.

2 • FILM CRAFT LIONS

Film Craft Lions celebra a arte na tela. Os trabalhos inscritos deverão demonstrar uma técnica (craft) de cinema excepcional; um trabalho em que a habilidade técnica e destreza de produção eleva uma ideia ou

dramaticamente aprimora sua execução. Os itens avaliados são: Direção, Roteiro, Direção de Fotografia, Casting, Design de Produção, Direção de Arte, Cinematografia, Edição, Música Original (Score), Licença de uso de Música (trilha), Design de Som (Sound Design), Animação (2D ou 3D), Efeitos Visuais e inovações em Produção.

Para você não ficar se um exemplo, olha aí 2 trabalhos que já ganharam Grand Prix em Film Craft.

The Blaze – Territory

Under Armour | Rule Yourself | Michael Phelps

Na teoria, o contexto da ideia tem um valor menor na avaliação dos jurados. Contudo é bom que não seja ignorado. Curtiu? Se quiser saber mais, o Guia Completo do Festival Cannes Lions 2018 está neste link aqui

Tiago Bezerra

Redator Publicitário e Roteirista apaixonado por tecnologia, música, cinema e tudo que faz o mundo ser mais agradável.

  • 1