Digite para buscar

Conheça os logos mais compartilhados nas redes sociais em 2018

Felipe Ferreira 8 de Maio de 2018
Share

Um estudo realizado pela Brandwatch revelou quais os logos mais compartilhados nas redes sociais em 2018. Para isso, a empresa utilizou um sistema de reconhecimento de imagens que analisou o Twitter e o Instagram em busca de interações envolvendo logotipos. Após o estudo, foi revelada uma lista com as 10 marcas mais bem posicionadas.

(Imagem: Reprodução/Internet)

A Adidas ocupa o primeiro lugar batendo o patamar de 6,5 milhões imagens compartilhadas no Twitter e no Instagram a cada mês. A Nike aparece na vice-liderança, sendo seguida pelo Google e pela Emirates.

Observe o posicionamento da Puma. Não é um pouco estranho ela ocupar a 5° colocação superando empresas como a Coca Cola, Mc Donald’s e Apple?

Isso aconteceu porque o sistema utilizado pela Brandwatch observou além do investimento em publicidade nas mídias sociais. Se você estiver em um churrasco com os amigos, por exemplo, e tirar uma foto vestindo a camisa do clube espanhol Real Madri, lá estará o logo da Adidas estampado e sendo computado na medição de popularidade. O mesmo vale para qualquer interação envolvendo o game Fifa 2018 cujo a capa é estampada pelo jogador Cristiano Ronaldo.

(Imagem: Reprodução/Internet)

Observando os resultados obtidos pela Adidas, Emirates e Puma é possível traçar uma relação entre a popularidade de marcas nas mídias sociais com o investimento realizado em patrocínios de eventos e vestuário esportivo. Isso pode sinalizar que, dada as particularidades de cada caso, uma boa estratégia de patrocínio venha a ter uma eficiência maior do que “torrar” a verba do cliente em campanhas digitais.

A Brandwatch também divulgou um ranking com logo mais popular em cada país da Europa.

(Imagem: Reprodução/Internet)

Apesar do estudo apresentar resultados interessantes e até curiosos, devemos ponderar visto que foram computadas apenas as aparições do logo na forma de imagens, não considerando menções em texto. Além disso, o Facebook não foi incluído na pesquisa. Entretanto, esse estudo não deixa de ser relevante uma vez que é difícil quantificar o resultado da exposição de uma marca.

Felipe Ferreira

Valorizo as mais diversas formas de comunicação e procuro sempre provocar algum tipo de reação nas pessoas. Me interesso por um monte de coisas e gostaria de ter tempo infinito para aproveitar todas elas.

  • 1