O marketing, em todas as suas vertentes, inspira- se em estudos, análises de mercado e, é claro, no contexto. Nosso valioso Marketing de oportunidade abraça sazonalidades, acontecimentos, novas tendências e, se for esperto, todo o buzz possível.
É tão recorrente que hoje existem plataformas como o Google Trends que mostram os acontecimentos mais comentados e buscados no momento, servindo de inspiração para muitos criadores de conteúdo.
Mas, independente da ferramenta, uma forma eficaz de acompanhar tendências e encontrar oportunidades é nas redes sociais, com atualizações tão rápidas quanto a velocidade da luz. Estamos vivendo o período de Copa Do Mundo e, obviamente, o evento traz um milhão de oportunidades – e se já não bastasse o tema, ainda temos os amados memes e virais.
Um viral que explodiu nas timelines veio do jogo entre Brasil x México. O torcedor misterioso, com o olhar mais provocador das arquibancada,Yury Torsky, o feiticeiro da Copa. Ele virou matéria em jornais online, vídeos no YouTube, um arsenal de memes BR Quality e … Produtos!
Repare nesses olhos:
Vou deixar com vocês alguns conteúdos sobre esse viral, e logicamente alguns memes e algumas marcas que souberam MUITO BEM aproveitar o momento.
Óbvio que isso também virou meme, e eles mudaram esse texto depois (Matéria alterada aqui).
Por outro lado, outras empresas amaram o conteúdo e correram atrás do rapaz, como a Rede TV fez.
E ,no final, Yury se deu muito bem:
Boatos que também irá acompanhar a Copa América… Até porque ele já mostra que tem o gingado brasileiro.
Ilustradores fazendo seu marketing pessoal com belas ilustrações. Veja as artes do ilustrador Ederson Ferreira (Mereceu estar aqui, garoto!)
Da tela para a pele. O tatuador Jeferson de Oliveira, do estúdio Skin Up Tattoo, mostrou ao Brasil seu trabalho fazendo um desenho artístico do torcedor e lançando uma oferta na sua página do Facebook. Tattoo free pra quem aceitasse fazer seu desenho. E funcionou!
“Percebi que o ‘torcedor misterioso’ estava em alta com o meme. Ele já tinha virado até coxinha e pensei em transformar em uma arte em tattoo com técnica de aquarela de rápida execução”
“Foi uma sacada de marketing que eu tive para aproveitar o meme e deu certo”
A “Free tattoo” que levou o artista para o G1! Veja essa entrevista em vídeo, sensacional.
Path bordado com a cena que gerou o meme. Pra colocar na sua jaqueta até o final da copa.
Deixei o melhor para o final: a coxinha da @shincandido, a PSICOXINHA!
A publicitária Shirlo Vittar, criadora da Psicoxinha, já trabalhava com coxinhas da copa antes nos formatos: “Neyxinha” (Jogador Neymar) e “Coxinarinho Pistola” (Canarinho Pistola da Seleção).
Dispensa comentários, não é mesmo?
As marcas e pessoas mostradas acima souberam aproveitar esse micro momento. Além da geração de conteúdos para reconhecimento de marca, produziram de maneira muito criativa produtos legais… E ganhando um dinheirinho por fora. =)
Fiquem atentos! Todo dia é dia de aprender com o marketing de oportunidade brasileiro.
Lembra de mais algum viral que virou produto? Divide com a gente nos comentários.